28 de mai de 2016

Exemplos de redações escritas pelos alunos do Colégio Estadual Rotary, no ano de 2016. Os textos relatam sobre a importância da filosofia em suas vidas, e sobre a suas concepções a cerca do papel do PIBID filosofia no referido  colégio.


Texto- I

Em nosso país existe um programa chamado PIBID, embora ainda pouco reconhecido, é de extrema importância para os estudantes das universidades públicas. Pois oferece os estudantes a oportunidade de obter experiência na área que deseja trabalhar.

No colégio Estadual Rotary temos a presença de bolsistas do programa, estudantes da Universidade Federal da Bahia. Suas participações em sala de aula são de extrema importância. Ao longo da segunda unidade eles trouxeram assuntos interessantes,  mais voltados para a nossa idade, como forma de  complementar as atividades em sala de aula.

A importância do PIBID é evidente, pois oferece benefícios para os bolsistas, participantes do programa, como também para todos os envolvidos com o mesmo. Assim, nota-se uma relação a qual contribuiu para o crescimento de todas as partes envolvidas. 

Aluno: Icaro Santana dos Santos – 3º Ano, turma B, vespertino.


Texto II

Desde criança me considero  uma pessoa muito curiosa, mas não conseguia entender a relação com a filosofia nesse período. Porém hoje, percebi que a filosofia é um meio para despertar a minha curiosidade acerca do mundo .Com isso passei a enxerga-lo de forma diferente, pois consigo vê a beleza nas coisas mais simples.

Passei um período pesquisando sobre a influencia da filosofia no mundo e entendi que ela é digna de ser considerada “a mãe” de todas as ciências. Aprendi também que a filosofia renova e melhora o nosso pensamento. Isso me ajudou a entender melhor o mundo e as pessoas a minha volta.
Os bolsistas do PIBID de certa forma incentivam  a introdução ao estudo da filosofia por parte dos alunos. Contribuem nas aulas e ajudam a despertar o interesse de alguns alunos para a matéria.

O PIBID é um projeto da UFBA para ajudar os alunos do ensino médio a aprenderem melhor os conteúdos. Os bolsistas observam os alunos e a professora e em seguida desenvolvem projetos para melhorar a nossa compreensão a cerca dos conteúdos apresentados na aula. 

Aluno: Luis Eduardo Vieria , 1 º ano, turma A, Matutino


Texto III

A importância da filosofia em nossas vidas e com o PIBID

A filosofia é importante em nossas vidas, pois aprendemos mais sobre as coisas do mundo, com o estudo. O PIBID é um programa da UFBA que incentivam aqueles que querem torna-se professores. Eu aprendi muito com os bolsistas. Que esse projeto possa crescer para ajudar mais pessoas.

Atualmente a profissão de professor é muito criticada, então O PIBID estimula os estudantes a continuarem seus estudos na carreira de professores. Agradeço a tia Mariluce, por ela queres torna-se professora. A filosofia é importantíssima para o ser humano, no sentido em se transforma no ato de questionar, de refletir sobre o mundo.

Aluna: Bianca Evelin  , 1 º ano, turma A, Matutino



Texto IV


A importância do PIBID

As aulas da matéria  de filosofia são interativas e bastante importante para a nação brasileira. Um dos aspectos mais importante das aulas é que a professora permite que os alunos expressem as suas opiniões e pontos de vistas. Há dois anos atrás além da professora Almira, ganhamos um reforço do programa PIBID, com os alunos da UFBA, Gilson e Mariluce, que contribuem para uma melhor compreensão sobre a matéria. Por isso o PIBId é um projeto muito importante para os alunos das escolas públicas.

 Aluna: Emilly Menezes, 3º ano, turma A Matutino 
  
Texto V

Depois das aulas de filosofia que comecei a ter com a professora Almira e com a estagiaria do PIBID, minha vida mudou muito. Depois que descobrir que Sócrates acreditava que as respostas para nossas perguntas estão dentro de nós mesmos. Comecei a acreditar dessa mesma forma e a partir disso mudei o meu pensamento.

Aprendi também que para ser um filósofo é preciso refletir e pensar bastante antes de responder. Meu objetivo hoje é ser um filósofo, a cada aula eu me apaixono mais pela filosofia.

È muito importante a presença do PIBID em nossas aulas porque se um professor já é bom, imaginem dois professores para uma matéria ?  Ainda estamos no começo do ano e já aprendi tanto e espero aprender muito mais com a professora Almira e sua estagiária do PIBID.

Viva a filosofia!  

Bianca Duplat de Melo 1º ano, Turma A Matutino
  



Texto VI

A importância da ética em minha vida e a participação do PIBID na sala.

A ética é essencial na minha vida, afinal ela é responsável por construir bases que irão guiar meus princípios e condutas, determinando o meu caráter. Através da ética me avalio. “ Como devo agir?” , como devo pensar? , ou seja, a ética está presente em tudo e auxilia na convivência com o outro, pois antes de praticar um ato reflito se vai  ser prejudicial as pessoas que me cercam.

Por tanto a ética é adquirida como o conhecimento absorvido ao longo da vida, este grande parte é engajado nas aulas de filosofia, com teoria de filósofos como Kant, e as explicações da professora que é também auxiliada pelos professores  que estão estagiando através do PIBID, que acrescentam muito no saber, esclarecendo dúvidas e trazendo abordagens sobre o tema.

Clarice Felix, 3º ano, Turma B, Vespertino. 



Texto VII

Ética do grego “ethos” significa modo de ser, é o ponto de partida que sigo a mina vida, porque é através dela que reflito antes de tomar qualquer atitude. Seja no local de pessoas conhecidas ou desconhecidas, ou seja, penso se meu ato vai ser prejudicial ao meu próximo.

Em relação ao PIBID, tem sido de grande valia para mim e para minha turma , eles auxiliam na chamada , ajudam com atividades, dúvidas e entre outros desafios sobre os temas redigidos em sala de aula . Fazendo com que amplifique e que a minha turma absorva todo o conteúdo trabalhado.

Jucimara costa de Pinho, 3 º ano, Turma B ,Vespertino.


Texto VIII

A importância da Filosofia em nossa vida com o PIBID

A filosofia é muito importante  para nossas vidas, no começo achei que a filosofia iria ser uma matéria muito chata, mas eu percebi que não é. Com a filosofia eu aprendi a enxergar o quanto preciso exatamente para ser feliz .

Aprendi a respeitar as diferenças e até apreciá-las, aprendi a pensar mais na sociedade e a entender melhor meus sentimentos e a controlá-los na medida do possível. Aprendi na disciplina de filosofia com a professora Almira e a professora do PIBID que a filosofia  não precisa necessariamente começar a partir de uma  coisa complexa, é pensar e pode começar  do simples e depois ir crescendo.

A vinda do PIBID na nossa sala foi muito importante, com ela aprendemos muito mais sobre a filosofia, ela nos ensinou coisas que não sabíamos, e que a filosofia significa muito para os alunos. Eu gostei muito dela e espero que ela seja uma ótima professora de filosofia e eu sei que ela vai ser.

Vanessa Miranda, 1º ano A , Vespertino


Texto IX

Com as aulas pude perceber a verdadeira importância da filosofia em minha vida, através das explicações sobre liberdade, livre arbítrio, a ética, entre outras coisas que fizeram com que eu abrisse os meus olhos para um mudo novo.

A professora com seus métodos de debate ajudaram bastante, pois fez com que a sala interagisse mais e compreendesse vários assuntos associados a vida cotidiana . Além da presença dos bolsistas do PIBID ,que auxiliam para a nossa compreensão e de certa forma fazem com que as aulas fiquem menos cansativas.    

A filosofia nos  ajuda a compreender o mudo em que vivemos e a tomar decisões  corretas. Além de ser de estrema importância para alunos do 3º ano que precisam de uma base para seguir a vida.
Suanne Macedo, 3 º ano, turma B, Vespertino

Texto X

Durante a aula de filosofia muitos temas são abordados, o que é muito bom pois nos ajuda a aprofundar nossos conhecimentos, e também  nos dar a oportunidade de nos expressam com aquilo que achamos que conhecemos ou sentimos.

A presença dos pibidianos é muito importante na sala de aula, pois além de ajudar a professora a concluir seus raciocínios, é legal também porque podemos trocar ideias e entender mais ao próximo.

Gostaria muito que a professora Almira continue assim, pois com esses métodos ela nos ajuda bastante e faz com que a gente se interesse mais ainda pelas aulas dela. Além de tudo foi através de suas aulas que pude perceber a importância da filosofia na minha vida, com temas que são  necessários para serem debatidos.

Taiana Caldeira, 3º ano, Turma B , Vespertino


Texto XI

As aulas da professora Almira são estimulantes, contribuem para nosso aprendizado e também nos ajudam a seguir um bom plano de carreira para mudar muitas atitudes em nossa vida. A professora Almira é interessante, descontraída, e realiza diversas atividades para quebrar o gelo e diminuir a pressão da aula. A professora e sua estagiária são profissionais que ajudam os alunos.
Roney Soares Santos

  

Texto XII

As aulas de filosofia são bem agitadas. Somos adolescentes temos adolescentes e temos a necessidade de questionar as coisas e as vezes agimos sem pensar.

A filosofia mudou um pouco a minha vida, antes eu nunca parava para pensar em nada, agia sem refletir, mas hoje eu reflito mais.

Gosto das aulas com a professora Mariluce do PIBID, ela é  gente boa. Gosto também da professora Almira sempre organizada. A filosofia se tornou a minha matéria favorita.

Edinolia Reis, 1º ano , Turma A Vespertino.


Texto XIII

A ética na filosofia procura refletir sobre os motivos cada um tem para agir de determinado modo, diferença também o bom e o mau, e o bem e o ma. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, promovendo igualdade. Possibilitando que ninguém saia prejudicado.

A presença do PIBID foi muito importante na sala de aula pois além de ajudar a professora a concluir o conhecimento dela, ajuda também a gente no nosso conhecimento tirando qualquer dúvida.

Emilly Santos Silva, 3º ano , Turma B


Nenhum comentário:

Postar um comentário