Colégio Estadual Rotary,está localizado na ladeira do Abaeté, no bairro de
Itapuã, Salvador, Bahia. O bairro é composto da beleza e das sombras dos
coqueirais de Itapuã, citados nas obras de Dorival Caymmi e Vinícius de Morais.
Os principais símbolos do bairro, são o monumento da Sereia e a Lagoa do
Abaeté. Monumento da Sereia, mede aproximadamente 1.5m, feita em ferro batido,
pintada de prata e assentada numa pedra de granito. Criada e instalada em 1958
pelo artista plástico Mário Cravo em
homenagem aos pescadores e aos elementos que identificam o mar. A lagoa tem
águas escuras em forma de um funil. Segundo moradores, possui diferentes níveis
de temperatura que não se misturam: em cima, a água tem temperatura natural; no
meio, a água é quente e, no fundo, é gelada. Nesse cenário o Colégio Rotary
acolhe o projeto Do PIBID -FILOSOFIA. As atividades e os projetos têm como
principal objetivo inserir estudantes da licenciatura em Filosofia à realidade
do ensino da escola pública. Essas atividades são desenvolvidas através de
planos de trabalho, onde os bolsistas que atuam na escola junto ao professor
supervisor, trabalham em parcerias para promover atividades que facilitam o
entendimento dos alunos frente ao aprendizado do ensino de
Filosofia.
Linhas de atividades do PIBID-Filosofia -Colégio Estadual Rotary -
Linhas de atividades do PIBID-Filosofia -Colégio Estadual Rotary -
Atitude
filosófica: Espanto, Dúvida e Problematização - As aulas de Filosofia são desenvolvidas
com o objetivo de promover no aluno a capacidade de ouvir, ler, compreender e
escrever, para ter os subsídios necessários para argumentar com clareza, seja
para sustentar uma posição, para questioná-la ou mesmo suspendê-la. Os
encontros filosóficos são bem articulados dentro das vivências dos alunos à
análise de texto clássico, fazendo parte de um repertório de obras decisivas
para a constituição da nossa cultura e civilização.
Trabalhamos com os quatros pilares, para dá conta dos conteúdos
estruturantes e básicos da filosofia. A mobilização para o conhecimento; A
problematização; A investigação; e A criação de conceitos.
Na mobilização para o conhecimento, desenvolvemos atividades para
instigar e motivar possíveis relações entre o cotidiano do estudante e o conteúdo
filosófico a ser desenvolvido.
A partir do conteúdo em discussão, a problematização ocorre quando mediador
e estudantes levantam questões, identificam problemas e investigam o conteúdo,
nesse contexto, contamos com apoio de diversos recursos pedagógicos, O facebook,
filme, música, vídeo, textos filosóficos entre outros.
Ao problematizar, o professor convida o estudante a analisar o problema,
o qual se faz por meio da investigação, que pode ser o primeiro passo para
possibilitar a experiência filosófica.
Monitoria - Atividade onde os bolsistas acompanham e
participam com o professor-supervisor em sala de aula, sobre o ensino de
Filosofia: seus desafios, problemas e soluções. O bolsista auxilia o aluno nos
estudos. O trabalho é realizado em equipe, abordando sobre várias perspectivas
sobre o mesmo tema, provocando o entendimento e auxiliando no trabalho lógico
de refletir e escrever.
Aprender Filosofia
como Exercício de Si - Tem
como objetivo de buscar caminhos para o aperfeiçoamento da prática
pedagógica. Pensando e experimentando alternativas para os problemas teóricos e
práticos do ensino de filosofia. Busca criar condições para que o estudante
desenvolva sua capacidade argumentativa, de modo que se torne capaz de
justificar e fundamentar, oralmente e por escrito, suas afirmações e ações.
Filosofia e Cinema e
Leitura dos Clássicos - O projeto trabalha na perspectiva de desenvolver
a cultura visual propondo atividades ligadas a interpretação de
imagens leitura e releitura de obras de artes do nosso cotidiano,
através das representações visuais, mostrando quanto o homem é capaz de desenvolver
diversas formas de leituras. Levando o cotidiano para a
sala de aula, explorando a experiência dos estudantes e sua realidade, com
apoio de leitura literárias como por exemplo o livro "O Pequeno
Príncipe".
Xadrez Filosófico - Analisar precisa ter clareza sobre o conceito para estabelecer as regras
que norteiam a busca do conhecimento. Por exemplo: o
que e saber? O que é conhecer, o que é aprender? O limite
significa que eu só posso entender aquilo que é nomeado, ou melhor, o nome
é que possibilita a apreensão do objeto. Nesse sentido, esses objetos
nomeados são aqueles que fazem parte da minha experiência de vida,
ou seja, da minha forma de me relacionar com o meu mundo. O xadrez
filosófico é desenvolvido com o objetivo de estimular a concentração,
o raciocínio lógico e as regras sociais, físicas
e políticas dos alunos, dentro do contexto dos assuntos estudados na sala
de aula.
A Prior, A Posteriori - Analisar necessidades significa conhecer os interesses, as
expectativas e os problemas dos alunos nas suas dificuldades de aprender. Qual
o seu conhecimento hoje sobre determinado objeto? Qual seu conhecimento, ao
final de cada etapa, sobre o objeto estudado? O projeto busca desenvolver no
aluno condições para definir seus objetivos e concretizá-los, identificando
dificuldades e apontando pontes. Convém lembrar que a sala de aula é um espaço
complexo, com contradições, pois sabemos que a educação é produto do trabalho
de indivíduos, retrata e reproduz a sociedade, e também projeta a sociedade que
se quer.
Equipe atuante:
- Supervisor: Almira do Carmo Ribeiro.
Bolsistas:
- Daila Ataíde dos Santos
- Elisabeth Maria de Souza.
- Luis Alberto dos santos
- Mariluce dos santos.
- Sandro Nonato Almeida da Paixão.
Amigos,
ResponderExcluirNa qualidade de supervisora do Pibid-Ufba-Filosofia, do Colégio Estadual Rotary, venho demostrar o quanto escuto, o quanto aprendo e o quanto socializo as novas práticas e o novo fazer na sala de aula com os bolsistas envolvidos no projeto do referido colégio.
Diariamente, trabalho com um grupo, de estudantes de filosofia, comprometido com uma educação de qualidade para os mais carentes de Salvador, no bairro de Itapuã, Salvador Bahia.
Nesse contexto compartilhamos ideias, metodologias e didáticas inovadoras, promovemos uma aprendizagem através da interação dialogal entre professor, bolsistas e alunos com grandes diversidades de experiências filosóficas. O maior objetivo é que o nosso aluno compreenda melhor e construa o seu saber filosófico dentro do nosso tempo, lançando possibilidades de ressignificações para sua vida.