Colégio Estadual Duque de Caxias

Colégio Estadual Duque de Caxias



O Colégio Estadual Duque de Caxias foi inaugurado em 20.06.1938 mediante portaria nº 342 como Escola Primária Coronel Pombo. Em 14.07.1938, obedecendo a Portaria 144, mudou o nome para Escola Duque de Caxias, e, em 25 de agosto de 1938 foi consagrado ao “Soldado Brasileiro” em razão da nova designação. Em setembro de 1957 (Portaria de nº 16.880) mudou para Colégio Estadual Duque de Caxias, doravante conhecido internamente como CEDC. O Colégio está localizado à Rua Lima e Silva S/N, Salvador/Bahia, no bairro da Liberdade, que é um dos mais populosos da capital e possui um alto percentual de negros. Fica próximo à Igreja de São Cosme e São Damião, do Plano Inclinado da Liberdade e a uns dois quilômetros da Associação Cultural Ilê Aiyê, bloco de carnaval que cultiva as raízes africanas.

A equipe, abaixo relacionada, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. De FILOSOFIA e da UFBA que atua neste colégio é constituída de um professor de Filosofia do ensino médio, que é o supervisor e de, atualmente, cinco alunos de licenciatura de filosofia. E de um Coordenador de Área, Professor Doutor Marco Aurelio Oliveira da Silva, que coordena os cinco Colégios parceiros desse Programa, todos bolsistas. 

O objetivo desse programa é o de valorizar o ensino e o aprendizado da Filosofia no ensino médio publico, criando espaço para a discussão que envolva os diversos setores desta instituição de ensino, administrativo, coordenação, biblioteca entre outros. Melhorar a formação de futuros professores, a partir da observação às aulas e atividades já desenvolvidas pelo professor supervisor e na elaboração de projetos utilizando mídias que desenvolvam os conteúdos curriculares, investigando métodos, estratégias e materiais para a exposição de conteúdos filosóficos clássicos e contemporâneos. E possibilitar a formação continuada do professor-supervisor.

Além disso, os licenciandos vêm buscando criar roteiros para executar os projetos temáticos a fim de realizar a exposição interativa e lúdica da disciplina Filosofia e, para atingir estes resultados participam de práticas pedagógicas tais como: planejamento e reuniões junto ao professor-supervisor.

Linhas de atividades do PIBID - Filosofia no Colégio Estadual Duque de Caxias:

Monitoria: atividade onde os licenciandos do PIBID participam das aulas ministradas pelo docente, professor Josevaldo, buscando observar as técnicas de abordagem dos conteúdos, a técnica para lidar com o estudante de nível médio, em fase de adolescência, e sempre que necessário e relevante, fazer intervenções de modo a enriquecer a aula, contribuindo assim para o processo ensino-aprendizagem, que resulta no crescimento de todos: professor, licenciandos e estudantes;

Extensão: Atividades realizadas extraclasse onde os licenciandos buscam temas ligados às atividades indicadas no plano de aula anual do docente, responsável por ministrar a disciplina filosofia, bem como temas ligados à temática “Educação na Escola”, voltada para o ensino da filosofia no ensino médio e outros temas sobre a tradição filosófica sugeridos pelo professor coordenador e ou licenciandos, quando do encontro quinzenal do PIBID-UFBA. Estes temas são levados às reuniões semanais para discussão em equipe, atividades estas dirigidas para a pesquisa e produção científica. Esta reunião ou encontro ocorre normalmente após as aulas do matutino, no CEDC ou em outro ambiente, de acordo com a necessidade.
Equipe atuante:

Supervisor: Josevaldo dos Santos

Licenciandos: Alan Brandão de Morais
                      Aline Valeria Ramos de Almeida
                      Deusdete dos Santos Silva
                      Leonardo Cerqueira Lima
                      Tatiana Souza Correia

  Equipe gestora do CEDC

         Diretora – Professora Eliete dos Santos Silva
         Vice Diretor Matutino – Professor Marcos Vieira Silva de Oliveira
         Vice Diretor Vespertino – Professora Raimunda Marta Gesteira de Souza
         Vice Diretor Noturno – – Professor Rubem da Silva Tadeu Filho
         Secretaria Escolar - Perpetua Socorro Vilas Boas dos Santos
         03 articuladores de área;



Um comentário:

  1. Uma das melhores escolas da Bahia... mim formei nesta escola e é um orgulho tremendo para mim dizer que fiz parte desta instituição que estar viva até hoje..
    Obrigado Duque

    ResponderExcluir