PIBID Filosofia UFBA

O curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Bahia foi inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em 2010. Esta inserção ocorre justamente no momento em que o ensino de Filosofia retorna a ser obrigatório no ensino médio em todo país
Esta retomada do ensino de Filosofia retrata a valorização da formação de novo professores, que têm o desafio de mostrar a importância e o prazer de fazer Filosofia para milhares de jovens em todo país. Neste contexto, o objetivo do Pibid Filosofia da Ufba é incentivar a aprendizagem dos conteúdos filosóficos entre os alunos do ensino médio, apostando em novos caminhos, e na importância na interdisciplinaridade. Através da arte, da literatura, na produção de debates, diálogos, oficinas, exibição de filmes e produção de vídeo e fotografia, os bolsistas traçam seus planos de trabalhos e buscam vivenciar a realidade da escola pública na preparação de seus próprios métodos de ensino.
O PIBID Filosofia UFBa  atualmente funciona sob a coordenação do professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Marco Aurélio Oliveira da Silva. Possui 20 bolsistas, 2 voluntárias e 2 supervisores o prof. João Belmiro Cedraz Lopes e a prof.Ivone Maria Freitas Farias da Silva, professores dos dois colégios onde o PIBID Filosofia UFBa atua: o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas e o Colégio Estadual Thales de Azevedo.