Memória do Pibid Filosofia

Walter Benjamin dizia que devemos contar a história "a contrapelo", buscando sentidos e expectativas que, embora não tenham sido realizados, permanecem e dão sentido e direção ao presente e ao futuro. O filósofo critica a concepção de que a história se dá numa temporalidade entendida como um continuum, numa linearidade positivista que encadeia os fatos como se entre eles vigorasse apenas uma simples relação de causa e efeito. Benjamin quer dizer que o que "ficou no passado" ainda está aqui em seus desdobramentos de sentido. Essa é uma concepção da história, não como um progresso, mas como um processo dialético entre a positividade aparente dos fatos e o movimento de recuperação dos sentidos e expectativas não realizadas. Gostaria de sugerir que contemos assim a história do nosso Pibid, dando lugar à memória de tudo, inclusive - e sobretudo - daquilo que, aos olhos do presente, nos pareça ter sido ruim. Berlin foi reconstruída de modo a ostentar, em alguns pontos da cidade, o que foi destruído pela guerra. Muito da beleza da cidade tem a ver com isso. Creio que ainda há muito o que dizer, escrever e refletir sobre a experiência do Pibid-Filosofia no Odorico, assim como sobre outras experiências que tivemos, sobre as quais nos calamos, talvez porque ainda não as processamos direito. Todas as nossas experiências fazem parte de nossa história e estão aqui, nos ajudando a driblar os medos e a alimentar as esperanças. Escrever a história a contrapelo exige que se viva a memória em sua inteireza, e que se aceite que o sentido dos fatos pode se transformar à luz do presente e do futuro. Nós passaremos e o Pibid-Filosofia continuará... Assim são os programas, assim é a vida. Parte da contrapartida social da bolsa que recebemos consiste em deixar, da maneira mais transparente possível, a nossa história, para os que vierem, no futuro, ocupar o nosso lugar. 


Texto: Sílvia Faustino de Assis Saes ( ex coordenadora do Pibid-Filosofia da UFBA)




Espaço destinado à memória do Pibid Filosofia UFBA 

Colégio Manoel Novaes (Março 2010 à Fevereiro 2011)
Colégio Estadual Odorico Tavares (Março a dezembro de 2010)

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

 No Manoel Novaes, os bolsitas atuaram em diversas atividades, divididas em 3 eixos de trabalho, são eles: 
  • Monitoria: participação e acompanhamento dos bolsistas nas atividades realizadas em sala de aula por professores;
  • Biblioteca: pesquisa do acervo filosófico e literário da biblioteca da escola;
  • Integração: articulação com os outros PIBIDs presentes na escola, bem como integração com todo o corpo escolar.
Atividades realizadas
  • Banquete Filosófico: evento realizado na semana da consciência negra, com tema Ancestralidade Africana. Presença do professor Eduardo David Oliveira (FACED). 
  • Cine Sophia: exibições do curta Ilha das Flores seguidos de debates que contemplem o conteúdo abordado em sala de aula. 
  • Conversas Filosóficas: entrevista com o professor Walter Omar Kohan sobre ensino de filosofia no ensino médio
  • Filosofia na Cozinha: atividade com abordagem de temas filosóficos, tendo como recurso vídeos (curtas), com a perspectiva de estabelecer o diálogo entre a filosofia e a comunidade escolar e, também, através de abordagem didática escrita, promovendo a leitura e escrita de conteúdos filosóficos pelos estudantes. Atividade realizada na cozinha da escola (onde os alunos fazem as refeições).
  • Guia Literário da Biblioteca: guia literário da Biblioteca Dep. Manoel Novaes, com 60 títulos de obras do acervo do colégio, descritos em sinopse, imagens e curiosidades, disponível no balcão da biblioteca.
  • Mapa Linha do Tempo da Filosofia:  banner/cartaz  com os principais períodos, pensadores e movimentos da história da filosofia ocidental.
  • Mapeameto do ensino de Filosofia: realização, análise e divulgação dos resultados de pesquisa de campo (questionários) com alunos, professores de Filosofia e bolsistas do PIBID.
  •  "Preciosa": o olhar da psiquiatria sobre abusos sexuais (sobre crianças e adolescentes) em família:  exibição do filme Preciosa e realização de palestra com a Drª Ivete Maria Santos Oliveira, psiquiatra e Mestra em Saúde Coletiva.
Apoio nos eventos
  • Projeto Cultural Café Filosófico e Literário. Recado  da primavera : o florescimento do amor. Uma homenagem à Vinicius de Moraes.
  • Dia do estudante
  • Aula-palestra Eleição, Cidadania e Mídia
  • Semana da Consciência Negra
Fotos

  


Ex-integrantes do Pibid Filosofia Manoel Novaes


   Supervisora:Irlan Maria dos Santos

Adriany Thatcher

Bianca Americano

Ilmaci Castro

Laecio da Costa Alves

Raquel Maciel Paulo dos Anjos 

Sávio da Costa

Tássio Bruno Ferreira da Silva



Postagens no blog sobre o Manoel Novaes aqui



Colégio Estadual Odorico Tavares

Entre março e dezembro de 2010, o Pibid Filosofia esteve presente no Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória e atende ao público de ensino médio. Atualmente a equipe atua no Colégio Estadual Thales de Azevedo. 

  Atividades do PIBID Filosofia no Odorico Tavares:

  
  • II Edição do Tópico de Leitura e Interpretação de Textos Filosóficos: os alunos participantes fizeram leituras, discussões acerca de um dado assunto e produziram textos sobre ele.
  • Cine-PIBID: apresentação de um filme e, por conseguinte, suscitar debates para se discutir questões filosóficas de maneiras lúdicas.
  • I Seminário do PIBID CEOT: apresentação de temas de áreas dos PIBIDs atuantes no Odorico Tavares.
  • Cartazes espalhados pela escola
  • Tópico de Leitura e interpretação do texto filosófico


Fotos




Equipe PIBID FILOSOFIA que atuou no Odorico Tavares
A equipe Odorico Tavares era composta de 12 componentes, sendo 10 bolsistas, uma voluntária e a supervisora, a professora Soraya Sebastiana Magalhães.

Ex-integrantes do Pibid Filosofia Odorico Tavaes
Alba Poliana de Souza Araújo
Antonina Mendes Salles
Leonardo Pereira Cardoso
Mariana Cruz Modesto
Marcus Vinicius

Postagens no blog sobre o Odorico Tavares clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário