2 de jun. de 2016

Os alunos do Colégio Estadual Rotary e o PIBID/UFBA/FILOSOFIA, visitaram nesse Primeiro semestre a Assembleia Legislativa da Bahia.
O projeto A Escola e o Legislativo é uma atividade Interdisciplinar, das áreas de Humanas com a participação do PIBID/UFBA/FILOSOFIA. O principal objetivo dessa atividade é aproximar os estudantes do Ensino Médio a um dos pilares da política institucional tal como é organizada: o Poder Legislativo. Tal aproximação acontece por meio de uma visita que os estudantes fazem à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), geralmente no turno vespertino. 

Mais uma forma de aproximar os jovens estudantes do Ensino Médio ao Legislativo Estadual da Bahia. A comunidade estudantil  vistoria o Parlamento baiano. Visitam o Plenário, o Plenarinho, Salas das Comissões, Biblioteca e outras dependências acompanhadas por um monitor. Assim o jovem adolescente vai exercendo o principio da cidadania. 

Os alunos assistem palestras sobre os três poderes, História e a Organização administrativa da assembleia, e sobre o monumental painel  “Procissão de Bom Jesus dos Navegantes”, segunda versão da obra, situado no interior do Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, pintada pelo artista baiano Carlos Bastos. No Painel está a imagem de Jesus crucificado. Dentro deste barco, e em outros menores, o artista apresenta vultos do cenário estadual, como o Senador Antônio Carlos Magalhães. Sob o oceano, criaturas míticas, evocação às religiões afro-brasileiras e outras personalidades de destaque, como a cantora Daniela Mercury e a Miss Mundo Martha Rocha. No céu, são visíveis anjos e expoentes ligados às decantadas formas de transcendência que são a arte e a religião, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Irmã Dulce e Mãe Menininha do Gantois. No mar e no ar as figuras se unem, formando um círculo que emoldura as embarcações

Nenhum comentário:

Postar um comentário