1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA NO COL. EST. PROF. MARIA BERNADETE BRANDÃO
A
escrita filosófica é encontrada em diferentes estilos literários: São
conhecidos os diálogos, aforismos, mitos, alegorias, tratados, romances,
contos, sumas, poesias e as epístolas ou cartas. O estilo epistolar fora utilizado por muitos
filósofos desde a antiguidade. E, igualmente aos grandes tratados e demais
estilos possuem alto teor filosófico. São famosas as cartas atribuídas a Platão
como a Carta II e a Carta VII, as cartas de Sêneca, a carta de Epicuro a
Meneceu, as de Cícero, as cartas persas de Montesquieu, as filosóficas de
Voltaire, as cartas sobre o humanismo de Heidegger só para citar algumas.
As
cartas em geral traduzem um sentimento de admoestação, estima, zelo ou
esclarecimento sempre destinados como mensagem a uma segunda pessoa, ou a um
grupo delas. É o que chamamos usualmente de destinatário, ou seja, para quem
foram escritas. Elas têm uma finalidade específica, uma temática e um jeito
próprio de comunicação que parte do autor que a escreve. São, portanto escritos
originais, que, ao menos no caso da filosofia irrompem os séculos com uma
mensagem um tanto atual ou essencial para entender certo modo de pensar dos
filósofos. Há quem ainda hoje se debruce sobre as cartas de Sêneca e elabore
teses atualíssimas.
Com
os anos de experiência no PIBID temos nos deparado com as dificuldades de
leitura e escrita de textos filosóficos por parte dos alunos. Isso se deve em
alguns casos, à ausência de práticas didáticas facilitadoras ou ausência de
material didático especifico para tal. Neste intuito, queremos propor uma
atividade de leitura específica deste estilo de texto filosófico e uma produção
textual dos alunos que poderá ser uma resposta ao filósofo que escreve, ou, o
endereçamento a um grupo ou pessoa em especial. Com um toque de ludicidade,
queremos desenvolver a leitura e escrita de modo geral, sem perder, contudo, a
dimensão filosófica requerida às aulas de filosofia.
2.
OBJETIVO GERAL
Esta atividade possui como
objetivo geral motivar a leitura e interpretação dos textos filosoficos
escritos em gênero epistolar.
3.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Desenvolver
a prática de escrita de modo geral.
·
Motivar
a leitura de textos clássicos.
·
Facilitar
o acesso a este tipo de texto filosofico.
·
Compreender
a importância da filosofia epicurista e estóica na tradição filosofica bem como
suas apropriações ao longo dos tempos.
·
Fomentar
o debate filosófico a cerca dos conteúdos descritos nas epístolas. Não é por
serem cartas que não possuem conteudos filosoficos de relevancia.
·
Promover
a interdisciplinaridade com as disciplinas de literatura, redação e lingua
portuguesa. A corroborar nas práticas de leitura e escrita.
·
Desenvolver
a prática de redação de cartas salvaguardando as caracteristicas próprias deste
gênero de escrita. Destarte preparar o aluno para eventuais situações onde pode
ser pedido este tipo de texto (ex.: ENEM, concursos, entrevistas... e até mesmo
na correspondencia informal com outras pessoas).
·
Assimilar
os elementos técnicos de uma correspondência desde a escrita e envelopagem até
a postagem.
4.
METODOLOGIA
·
Leitura
de textos do gênero epistolar
· Escrita
em resposta ao texto lido com prévia analise de conteúdo realizada em conjunto
com o professor nas aulas de filosofia.
5.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos
filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MUHANA, Adma Fadul. O gênero epistolar: dialogo per absentiam.
Revista Discurso n.31, p. 329-345,
2000.
PLATÃO. Carta VII. In: Diálogos. Vol. V. Trad. Carlos Alberto Nunes.
Editora:
Universidade Federal do Pará, 1975.
SÊNECA, Lucio. Aprendendo a viver. Carta a
Lucílio. Trad. Lucia Sá Rebello e Ellen Itanajura. Porto Alegre:
L&PM, 2009.
______________. Sobre a brevidade da vida. Trad. Lucia
Sá Rebell et alii. Porto Alegre: L&PM, 2006.
Cartas feitas pelos alunos para treinar a escrita em gênero epistolar. |
AGUARDEM MAIS SOBRE O PROJETO "CARTAS FILOSÓFICAS" EM NOVAS POSTAGENS...
Thiago
Felipe Lima da Mata
Licenciando de Filosofia da FFCH da
UFBA
Bolsista do PIBID de Filosofia
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