Realizou-se
em Fortaleza no Ceará, o II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e
Filosofia. Este encontro foi uma realização do Grupo de Estudos em Estética,
Literatura e Filosofia – GEELF que recebeu pesquisadores das diversas
universidades do Brasil, promovendo a ampla divulgação de várias comunicações
orais de professores e alunos da graduação e da pós-graduação, além de
concentrar conferências, palestras e mesas-redondas em torno da temática da
literatura em Filosofia. Valendo disso, o bolsista Thiago Felipe da Mata, do
Colégio Estadual Professora Maria Bernadete apresentou uma comunicação intitulada
“Cartas Filosóficas: Uma correspondência com
o Saber” que traz uma reflexão em torno do gênero epistolar em filosofia
associada à experiência da atividade com os alunos da escola onde atua. Em seu
texto, o pibidiano afirma que:
“A epístola ou carta foi definida por
Cícero como um dialogo per absentiam, ou seja, um diálogo entre ausentes. Isto
significa a ausência da presença física das partes “remetente” e “destinatário”
cabendo apenas à escrita promover a interlocução. Dizemos diálogo, pois quem
remete uma carta em geral espera ser o destinatário que receberá a resposta de
sua carta remetida. “ Diz
ainda que: “As cartas filosóficas, mesmo
endereçadas a uma pessoa em caráter privado quase sempre possui uma capacidade
de atingir o universal. O que podemos comprovar pela leitura destas cartas
identificando facilmente a atualidade da mensagem que foi capaz de transgredir
o tempo e a cultura antiga chegando a nós e, permitindo-nos ainda hoje tirar
algum proveito bem além de um interesse meramente historiográfico. Têm, no
entanto aspectos de uma carta “aberta” e “pública”, pois, nos parece ser
destinadas a um grupo amplo. Os destinatários de Sêneca, “Lucilio” ou “Paulino”
partilham conosco o teor filosófico e a beleza literária de suas cartas.
Destarte é mister dizer que somos todos destinatários da sabedoria antiga e
como tal temos a missão de responder aos apelos escritos nas cartas. Podemos
fazê-lo por meio da reflexão crítica, utilizando os critérios próprios do
filosofar ou respondê-lo com as nossas ações através do deixar-se sensibilizar
pelo seu conteúdo.”
Conforme
o bolsista foi uma experiência um tanto enriquecedora uma vez que foi possível
ter contato com diferentes pesquisadores de outras universidades, além das
palestras que não deixam de contribuir para sua formação docente.
Esperamos
que outros bolsistas possam também produzir artigos e trabalhos a serem
relatados nos diversos encontros de filosofia pelo Brasil.
Equipe
PIBID Filosofia –
Colégio
Estadual Professora Maria Bernadete Brandão
Parabéns Thiago, tornar pública a investigação produzida com observações no ambiente escolar, leituras de referenciais teóricos e escrita argumentando posições originais demostra o caminho de qualidade que trilha, tendo como horizonte a formação docente de excelência. Professor e pesquisador: eis o desafio!
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