3 de ago. de 2015

PARTICIPAÇÃO DO PIBID FILOSOFIA DO COLÉGIO PROF. MARIA BERNADETE NO II ENELF


Realizou-se em Fortaleza no Ceará, o II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia. Este encontro foi uma realização do Grupo de Estudos em Estética, Literatura e Filosofia – GEELF que recebeu pesquisadores das diversas universidades do Brasil, promovendo a ampla divulgação de várias comunicações orais de professores e alunos da graduação e da pós-graduação, além de concentrar conferências, palestras e mesas-redondas em torno da temática da literatura em Filosofia. Valendo disso, o bolsista Thiago Felipe da Mata, do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete apresentou uma comunicação intitulada “Cartas Filosóficas: Uma correspondência com o Saber” que traz uma reflexão em torno do gênero epistolar em filosofia associada à experiência da atividade com os alunos da escola onde atua. Em seu texto, o pibidiano afirma que:

“A epístola ou carta foi definida por Cícero como um dialogo per absentiam, ou seja, um diálogo entre ausentes. Isto significa a ausência da presença física das partes “remetente” e “destinatário” cabendo apenas à escrita promover a interlocução. Dizemos diálogo, pois quem remete uma carta em geral espera ser o destinatário que receberá a resposta de sua carta remetida. “ Diz ainda que: “As cartas filosóficas, mesmo endereçadas a uma pessoa em caráter privado quase sempre possui uma capacidade de atingir o universal. O que podemos comprovar pela leitura destas cartas identificando facilmente a atualidade da mensagem que foi capaz de transgredir o tempo e a cultura antiga chegando a nós e, permitindo-nos ainda hoje tirar algum proveito bem além de um interesse meramente historiográfico. Têm, no entanto aspectos de uma carta “aberta” e “pública”, pois, nos parece ser destinadas a um grupo amplo. Os destinatários de Sêneca, “Lucilio” ou “Paulino” partilham conosco o teor filosófico e a beleza literária de suas cartas. Destarte é mister dizer que somos todos destinatários da sabedoria antiga e como tal temos a missão de responder aos apelos escritos nas cartas. Podemos fazê-lo por meio da reflexão crítica, utilizando os critérios próprios do filosofar ou respondê-lo com as nossas ações através do deixar-se sensibilizar pelo seu conteúdo.”


Conforme o bolsista foi uma experiência um tanto enriquecedora uma vez que foi possível ter contato com diferentes pesquisadores de outras universidades, além das palestras que não deixam de contribuir para sua formação docente.

Esperamos que outros bolsistas possam também produzir artigos e trabalhos a serem relatados nos diversos encontros de filosofia pelo Brasil.



Equipe PIBID Filosofia –

Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão


Um comentário:

  1. Parabéns Thiago, tornar pública a investigação produzida com observações no ambiente escolar, leituras de referenciais teóricos e escrita argumentando posições originais demostra o caminho de qualidade que trilha, tendo como horizonte a formação docente de excelência. Professor e pesquisador: eis o desafio!

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