Relatório
- Crônicas Filosóficas: O conhecimento encontrando a vida.
Bolsista:
Alexsandro Miranda
O
plano de atividades – Crônicas Filosóficas: O conhecimento encontrando a vida
foi aplicado no mês de maio, cuja temática foi desenvolvida a partir do conteúdo
programático do curso de filosofia da Escola Senhor do Bonfim.
O
plano teve como tarefa tratar o seguinte tema: os desafios do homem na
atualidade enquanto ser humano.
Num
primeiro momento após o conhecimento do tema a ser desenvolvido foi feita uma
consultoria a supervisora Sofia Elizabete (professora de filosofia), quanto à
deliberação acerca de adequação do tema e em qual turma seria iniciada as
atividades.
Feita
a escolha da turma, ficou acordado (bolsista e supervisão), que o tema seria
apresentado aos discentes e eles seriam parte de construção quanto à temática
que estávamos propondo: os desafios do homem na atualidade enquanto ser humano.
Finalmente
o tema foi apresentando a turma (3° ano), nos primeiro momentos tendo como foco
o esclarecimento quanto a três palavras que se acreditava ser chave para o
sucesso do exercício- Atualidade, Desafio e ser humano.
Feitos
o enforque quanto ao conceito desses três termos, ressaltando nesse momento a
turma já se encontrava completamente envolvida e participativa na construção da
atividade, os discentes foram convidados a apontar quais são os desafios do
homem na atualidade. Antes de informar-lhes quais foram os desafios pontuados
por eles, faço a observação que os desafios foram pautados tendo como pano de
fundo a realidade brasileira.
Os desafios do homem na
atualidade apontados pelos discentes foram:
ü Escassez
de água
ü Terceirização
da prestação de serviços.
ü Redução
da maior idade penal.
ü Corrupção
na política
ü Proibição
ou liberação do uso de drogas.
Como
podem ver foram muitos os desafios que os discentes citaram como desafios na
atualidade para nós humanidade, e assim, seguiu a aula, todos sem exceção
estavam participando e colaborando na construção na tentativa de colhemos o
máximo de informações tendo como vaidade alcançar o conhecimento. Evidentemente
o tempo não foi suficiente para tratar de todos os temas tão complexos e que
requerem maior dedicação e profundidade. Sem dúvida, por conta do próprio
entusiasmo dos discentes e consequentemente do bolsista que lhe escreve o
trabalho seguirá.
Postado por Natali Santana
Parabéns Alexsandro pela proposta didática bastante pertinente no atual momento histórico em que nos encontramos. Penso sempre que o alunado do Ensino Médio deve, no mínimo, sair desta etapa escolar com o acesso ao pensar filosófico garantido, acesso este com várias possibilidades de construção. A variabilidade didática seria uma ferramente central na prática educacional, sobretudo em filosofia, pois nosso desafio é bem maior que as chamadas disciplinas clássicas. Abraços ao grupo bonfinense!
ResponderExcluir