26 de jun. de 2015

Aula pública em homenagem a Luiz Gama

Cartaz da atividade
A quarta-feira 17 desse mês de junho seria mais um dia de salas vazias no Colégio Teixeira de Freitas. Nesse dia a falta de aulas teria motivo justo: os funcionários terceirizados da escola decidiram paralisar, em função dos salários atrasados.
Mas se surpreendeu quem passou em frente à escola esperando encontra-la vazia. Mais de 200 estudantes enchiam – com muito barulho, claro – o pátio da escola. Eles foram ao colégio para participar exclusivamente de uma atividade promovida pelo professor de filosofia, João Belmiro, pelo PIBID Filosofia UFBA, pelo Programa de Direito e Relações Raciais da UFBA (PDRR), pela OSCIP Fórum Pró Cidadania e pela galeria de arte mais antiga do centro de Salvador, a Galeria 13.
Estudantes reunidos no pátio da escola
Prof. Mestre Samuel Vida
Foi realizada uma aula pública em homenagem a Luiz Gama, que, quatro dias após a atividade, no dia 21 de junho, inteirou 185 anos de nascimento. A aula começou no pátio da escola e concluiu com uma caminhada pela Rua do Bângala, rua em que Luiz Gama nasceu, indo até a Fonte do Gravatá, localizada na Rua do Gravatá, por muitos séculos uma das principais fontes de abastecimento da cidade – e por que não fonte cujas águas o abolicionista bebeu?
A aula foi ministrada por Samuel Vida, professor mestre de direito da UFBA, e pelo advogado Bruno Lima, um dos idealizadores da atividade. Além disso, contou-se com a participação dos poetas e irmãos Lauro e Láudio Dourado e dos poetas Márcio Luiz e Janssen Nascimento, que declamaram poesias de Luiz Gama. Também participou da atividade o bolsista do PIBID Filosofia Fabrício Brito, que inclusive é ex aluno do Teixeira de Freitas.
Caminhada na R. do Bângala
Estudantes reunidos próximos à Fonte do Gravatá
A atividade contou também com o incentivo da diretora Adriana Araújo, da coordenadora Rosemary Mota e do professor de Geografia do colégio, Manuel dos Santos, que, inclusive, acompanharam toda a aula, especialmente planejada para alunos da 3ª série e 2º F, G e H vespertino.

A aula teve como objetivo homenagear e rememorar o abolicionista, poeta, advogado Luiz Gama, uma das principais figuras do abolicionismo no Brasil, tão esquecida pelo ensino formal. E, pensando em termos de filosofia, é possível filosofar sem conhecer o chão que se pisa?



Prof. supervisor João Belmiro e diretora da escola, Adriana Araújo



Luiza Pacheco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário