18 de jun. de 2015

Colégio Estadual Senhor do Bonfim: Atividades desenvolvidas no I semestre - Intervenções, parcerias e monitoria:


Intervenção do bolsista Ítalo Adriano - Projeto Mídias Filosóficas 

A intervenção buscou valorizar o ensino e o aprendizado da Filosofia na escola, procurando despertar o interesse dos alunos pela disciplina. Criou um espaço de discussão entre os alunos, visando também ajudar e apoiar o supervisor nas atividades feitas em sala de aula na escola, utilizando elementos culturais para extrair temas para debate filosófico. O método didático procurou promover a investigação e aplicar diferentes formas de dar aula, para que a torne mais dinâmica, lúdica e facilitem as práticas pedagógicas da aprendizagem. 


Monitor Roberto e alunos do CESB



Supervisora Sofia Elisabete, monitor Ítalo - Elaboração dos cartazes com a turma

Reuniões Internas na Escola - Núcleo de bolsistas Colégio Estadual Senhor do Bonfim



Visita e parceria com as bibliotecárias: Reestruturação da biblioteca e colaboração dos bolsistas:

Inclui-se ainda dentro do plano de atividades dos monitores uma parceria com as bibliotecárias visando promover melhorias para a biblioteca da escola, o objetivo é reunir o núcleo de bolsistas do Colégio Senhor do Bonfim, ou interessados, para organizar um levantamento do acervo, reestruturar e reorganizar a biblioteca e movimentar uma campanha de doações de livros para serem disponibilizados aos alunos, num intuito de incentivar o exercício da leitura.






Intervenções: Mitologia e Cultura Grega

A monitoria dedica-se a parte introdutória da filosofia, a primeira parte trata do momento que precede a filosofia, a mitologia clássica grega. Trata-se de uma introdução à leitura, interpretação e redação de textos filosóficos, o estudo visa o exercício de análise, estimular o pensamento reflexivo e crítico acerca das questões cotidianas, assim como, auxiliar no aprimoramento das habilidades do aluno em relação a leitura, compreensão e redação dos textos indicados, demostrando a importância da leitura e da escrita como veículo de expressão do homem.

Procedimento didático: Análise dos fragmentos do texto e discussões em grupo, texto escrito, elaboração de cartazes e murais temáticos.

Intervenções: Durante as intervenções realizadas em sala de aula durante os meses de abril e maio, através das monitorias, a turma construiu conjuntamente murais temáticos sobre a Cultura Grega e a Mitologia, realizaram pesquisas e redações acerca do mesmo tema. 

Supervisora Sofia Elisabete e bolsista Natali - Turma EJA 



Cartaz elaborado pela turma EJA N1 CESB


O núcleo de bolsistas do Colégio Senhor do Bonfim agradece o apoio e colaboração da supervisora Sofia Elisabete, à direção da escola, as bibliotecárias Luíza Vieira e Rita Vivas. Em breve postaremos mais informações sobre os demais projetos e intervenções realizadas.  

Natali S. de Santana

Bolsista Pibid Filosofia UFBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário