13 de dez. de 2013

Explorando alternativas no Ensino de Filosofia: O ano do PIBID no Duque de Caxias

O PIBID- Filosofia do Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDC) teve um ano profícuo que concretizou muitos avanços tanto na nossa contribuição com a Escola quanto na nossa perspectiva do trabalho de professor. Terminamos o ano conseguindo realizar todas as atividades propostas pelos licenciandos, projetos que nos permitiram abrir importantes canais de diálogo com o corpo discente, com os professores do Duque de Caxias e com a direção da escola, consolidando uma importante aliança em prol do aprimoramento do Ensino de Filosofia no Ensino básico. Segue abaixo um pequeno relatório descritivo das atividades realizadas pelos pibidianos do Duque.

1)      Leitura e Interpretação de texto filosófico: Nesta atividade, realizamos a introdução do assunto da IIª Unidade letiva, a saber, Teoria do Conhecimento. Para isso, dividimos as turmas em grupo e acompanhamos a leitura e interpretação de cada grupo. Dessa forma conseguimos alcançar dois objetivos: monitorar e aprimorar o nível de leitura dos estudantes e explicar em linhas gerais quais são os principais temas do assunto de Filosofia da Unidade. 



2)      Elaboração de Texto Dissertativo Argumentativo: Com esta oficina, nos propusemos a intervir em uma das principais dificuldades dos estudantes da rede pública que é a escrita Dissertativa - argumentativa. A Filosofia é uma disciplina fundamentalmente argumentativa e a criteriosidade dos textos filosóficos pode ser uma ferramenta importante no aprimoramento da escrita. Sendo assim, a Filosofia – em aliança com outras disciplinas relacionadas com a linguagem – pode ser utilizada para sanar problemas relacionados com a formulação de textos.



3)   Oficina de Vestibular: Seguindo a proposta do PIBID de contribuir com a comunidade escolar e sensibilizados pelo patente desconhecimento das novas modalidades de ingresso no Ensino Superior, nós construímos uma atividade para esclarecer as dúvidas relacionadas com o ENEM, SISU, PROUNI e outras questões relacionadas ao Vestibular. Dessa forma, conseguimos apresentar os meios concretos de dar continuidade aos estudos, buscando sempre a melhor formação para cumprir seus objetivos.

4)      Projeto Cine-Filosófico: O cinema é uma mídia que consegue trazer para a vida certas idéias e essa característica deve ser explorada em projetos pedagógicos, principalmente nas disciplinas que trabalham com conceitos abstratos, como a Filosofia. Nesse Cine que realizamos na IVª Unidade, privilegiamos o tema da Ética e o dia da Consciência Negra para trabalhar o conceito de Dignidade Humana em Kant a partir do filme “Xadrez das Cores”.

5)    Projeto Filosófico – literário: Com o objetivo de promover e estimular a produção cultural reflexiva da comunidade do CEDC realizamos o Projeto Filosófico – literário, parte das atividades do Dia da consciência Negra no CEDC. Buscamos a participação ampla dos professores e estudantes e a atividade ainda contou com a presença do ex-pibidiano Darlon Silva realizando uma belíssima intervenção cultural na atividade. Além dele, alguns estudantes e professores também declamaram suas poesias.



  6)    Felicidade na perspectiva de Aristóteles: Na última atividade do ano, buscamos explorar ainda mais o tema da Ética trazendo a referência de Aristóteles para discutir com os estudantes o conceito de Felicidade. Explorando os horários vagos das aulas, realizamos uma leitura coletiva do texto – de onde pudemos fazer um diagnóstico do nível de leitura dos estudantes – seguido de debate sobre o tema. Mesmo distraídos pelas atividades do final de ano, os debates em sala foram riquíssimos e demonstraram que possuem grande potencial intelectual, mesmo que em estado bruto.
 

Para Mais detalhes, estão disponíveis abaixo os relatórios das nossas atividades:
Alan Brandão
Licenciando em Filosofia - Pibidiano do CEDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário