O PIBID- Filosofia do Colégio
Estadual Duque de Caxias (CEDC) teve um ano profícuo que concretizou muitos
avanços tanto na nossa contribuição com a Escola quanto na nossa perspectiva do
trabalho de professor. Terminamos o ano conseguindo realizar todas as
atividades propostas pelos licenciandos, projetos que nos permitiram abrir
importantes canais de diálogo com o corpo discente, com os professores do Duque
de Caxias e com a direção da escola, consolidando uma importante aliança em
prol do aprimoramento do Ensino de Filosofia no Ensino básico. Segue abaixo um
pequeno relatório descritivo das atividades realizadas pelos pibidianos do
Duque.
1) Leitura e Interpretação de texto
filosófico: Nesta atividade, realizamos a introdução do assunto da IIª Unidade
letiva, a saber, Teoria do Conhecimento. Para isso, dividimos as turmas em
grupo e acompanhamos a leitura e interpretação de cada grupo. Dessa forma
conseguimos alcançar dois objetivos: monitorar e aprimorar o nível de leitura
dos estudantes e explicar em linhas gerais quais são os principais temas do
assunto de Filosofia da Unidade.
2) Elaboração de Texto Dissertativo
Argumentativo: Com esta oficina, nos propusemos a intervir em uma das
principais dificuldades dos estudantes da rede pública que é a escrita
Dissertativa - argumentativa. A Filosofia é uma disciplina fundamentalmente
argumentativa e a criteriosidade dos textos filosóficos pode ser uma ferramenta
importante no aprimoramento da escrita. Sendo assim, a Filosofia – em aliança
com outras disciplinas relacionadas com a linguagem – pode ser utilizada para sanar
problemas relacionados com a formulação de textos.
3) Oficina
de Vestibular: Seguindo a proposta do PIBID de contribuir com a comunidade escolar
e sensibilizados pelo patente desconhecimento das novas modalidades de ingresso
no Ensino Superior, nós construímos uma atividade para esclarecer as dúvidas
relacionadas com o ENEM, SISU, PROUNI e outras questões relacionadas ao
Vestibular. Dessa forma, conseguimos apresentar os meios concretos de dar
continuidade aos estudos, buscando sempre a melhor formação para cumprir seus
objetivos.
4)
Projeto
Cine-Filosófico: O cinema é uma mídia que consegue trazer para a vida certas
idéias e essa característica deve ser explorada em projetos pedagógicos,
principalmente nas disciplinas que trabalham com conceitos abstratos, como a
Filosofia. Nesse Cine que realizamos na IVª Unidade, privilegiamos o tema da
Ética e o dia da Consciência Negra para trabalhar o conceito de Dignidade
Humana em Kant a partir do filme “Xadrez das Cores”.
5) Projeto
Filosófico – literário: Com o objetivo de promover e estimular a produção
cultural reflexiva da comunidade do CEDC realizamos o Projeto Filosófico –
literário, parte das atividades do Dia da consciência Negra no CEDC. Buscamos a
participação ampla dos professores e estudantes e a atividade ainda contou com
a presença do ex-pibidiano Darlon Silva realizando uma belíssima intervenção
cultural na atividade. Além dele, alguns estudantes e professores também
declamaram suas poesias.
6) Felicidade
na perspectiva de Aristóteles: Na última atividade do ano, buscamos
explorar ainda mais o tema da Ética trazendo a referência de Aristóteles para
discutir com os estudantes o conceito de Felicidade. Explorando os horários
vagos das aulas, realizamos uma leitura coletiva do texto – de onde pudemos
fazer um diagnóstico do nível de leitura dos estudantes – seguido de debate
sobre o tema. Mesmo distraídos pelas atividades do final de ano, os debates em
sala foram riquíssimos e demonstraram que possuem grande potencial intelectual,
mesmo que em estado bruto.
Para Mais detalhes, estão disponíveis abaixo os relatórios das nossas atividades:
Alan Brandão
Licenciando em Filosofia - Pibidiano do CEDC
Licenciando em Filosofia - Pibidiano do CEDC
Nenhum comentário:
Postar um comentário