12 de dez. de 2013

De malas prontas para viagem ao mundo da Filosofia: A experiência da “Mala Filosófica” no Colégio Ruth Pacheco



“O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha.
Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando
 a viagem por conta própria.”(Mário Quintana)


Segundo a escritora Ruth Rocha “Leitura, antes de mais nada é estímulo”.  Compromissados com uma educação melhor, os bolsistas do PIBID ansiosos por fazer a disciplina de Filosofia ser cada vez mais reconhecida como importante pelos alunos da EJA, criaram uma mala repleta de livros para motivar a leitura filosófica.  A mala de quase um metro de largura, toda de couro, sugere antes de tudo ser uma peça de antiquário dada ao seu modelo pouco usual hoje em dia.  Num contexto escolar em que não há biblioteca, a mala surge como uma possibilidade de se ter acesso aos livros e à leitura. Os livros, adquiridos principalmente com a doação do professor e bolsistas rechearam a mala de clássicos filosóficos que vão de Platão a Descartes e também clássicos da literatura brasileira como as obras de Machado de Assis.
A mala que ser também algo lúdico capaz de despertar e estimular o interesse pela leitura. A mala, por ser portátil, vai até o estudante e o instiga a ler algo. Os bolsistas do PIBID dão sugestão, tiram dúvidas... são parceiros que estimulam os jovens leitores da EJA.
O objeto “Mala” sempre alude à viagem, passeio e turismo. A “Mala Filosófica” não quer ser diferente, pois, por meio dos livros de seu interior é possível fazer uma boa viagem pelo universo da Filosofia conhecendo as mais diversas formas e experiências de pensamento. Porque não comprar a passagem, isto é, ler um livro e embarcar nesta aventura do pensar? O retorno desta viagem certamente será repleto de questionamentos, observações e informações que aumentarão o conhecimento e a cultura de quem se dispôs à leitura. Embarque sem medo! Leia! Conheça novas formas de pensamento! Viaje...!

Thiago Felipe Lima da Mata
Bolsista do PIBID- Colégio Ruth Pacheco



Um comentário:

  1. Sem sombras de dúvidas, a Mala Filosófica é um instrumento didático fundamental para provocar a competência leitora entre os estudantes do Ruth Pacheco. Parabéns Pibid!

    Ramires/Supervisor.

    ResponderExcluir