13 de dez. de 2013

Atividades do 1º semestre de 2013 no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas

Fim do ano é momento de avaliar o que já realizamos e fazer planos para o ano que vem. A equipe do Colégio Teixeira de Freitas também tem atividades e realizações para contar. 2013 foi um ano rico, em que pudemos estreitar mais os laços com os estudantes e equipe do colégio e realizar os projetos elaborados nos planos de trabalho. E novos planos, bom, estes não faltam para 2014...

1) Conhece-te a ti mesmo: O ano de 2013 começou para o PIBID do Teixeira de Freitas com a atividade realizada pelo professor supervisor, João Belmiro, intitulada Conhece-te a ti mesmo. O projeto tem como objetivo que os estudantes contem suas histórias de vida através de uma autobiografia. E não pensem que são textos pequenos! A média dos trabalhos é de 25 páginas, e as histórias têm de começar pelos bisavós dos estudantes, chegando até o momento do trabalho, o início do 3º ano do Ensino Médio. É o segundo ano que os bolsistas do PIBID participam dessa atividade como apoiadores, e é um ótimo momento para conhecer melhor os alunos e pensar projetos para o restante do ano.


2) II ENEPEFIL e IV Eu Penso: Entre os dias 30/01 a 01/02 de 2013, na Cidade de Goiás, aconteceram o II Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Filosofia (ENEPEFIL) e o IV Eu Penso. O evento foi realizado pela UFG e contou com a participação de estudantes e professores de diversos lugares do país, para discutir questões que dizem respeito à pesquisa e principalmente o ensino de Filosofia, seus desafios e possibilidades de avanço. A bolsista Luiza Pacheco participou do evento com o trabalho Antologia Filosófica do CEMATF: uma experiência com o ensino de Filosofia. (http://www.filosofia.ufg.br/pages/43096).


3) Curta (a) Filosofia: O segundo projeto do ano, também em sua segunda edição, foi o II Curta (a) Filosofia. O principal objetivo do projeto é trabalhar temas filosóficos através de filmes e documentários, a fim de aproximar os estudantes da Filosofia e tornar o estudo mais prazeroso. O tema desse ano foi dentro de Filosofia da Religião, e trabalhamos com vídeos que traziam a história de diversas religiões, como catolicismo, protestantismo, religiões de matriz africana, hinduísmo, budismo, entre outras. Os vídeos fazem parte da coleção História das Religiões. Os grupos de estudantes, após assistir os vídeos e fazer a pesquisa teórica em outras fontes, ocuparam a manhã de um sábado letivo com as apresentações, que foram recheadas de criatividade. Os vídeos das religiões podem ser conferidos no blog do PIBID.


4) II Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación: No mês de março, nos dias 21, 22 e 23, as bolsistas Suzane Lopes e Vera Mutti participaram do II Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación, realizado na Universidad de La Republica, em Montevideu. O trabalho apresentado foi Gestão de Política Pública para educação no Brasil: O PIBID e o ensino de Filosofia, (http://www.alfe-filosofiadelaeducacion.org/congreso). Para conferir mais informações, segue link de artigo no blog do PIBID: http://www.filosofiapibidufba.blogspot.com.br/2013/05/pensando-o-ensino-de.html


5) Visitas à Assembleia Legislativa da Bahia: Aconteceram durante o ano duas visitas à Assembleia Legislativa da Bahia, e o PIBID participou como apoiador da atividade. Este projeto é um convênio entre o Colégio Teixeira de Freitas e a Assembleia, como forma de incentivar a visita dos estudantes a esse espaço. No contexto da escola pública, em que os estudantes não gostam e não se informam sobre política, é uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que acontece em seu estado, além de poder entender como funcionam as estruturas políticas do país. O passeio inclui palestras sobre a história política da Bahia, visita à biblioteca da Assembleia, e em algumas oportunidades até mesmo entrevistas com os deputados.


6) V Seminário PIBID UFBA: Nos dias 06 e 07 de junho, aconteceu o V Seminário PIBID UFBA: iniciação à docência: o que temos feito? (http://www.vseminariopibid.ufba.br). O evento aconteceu em Salvador. O trabalho apresentado foi I Antologia Filosófica do CEMATEF: novas metodologias para um novo ensino da filosofia. Os autores foram Bruno Silva, Joviane Marta, Luiza Pacheco, Suzane Lopes e Vera Mutti Malaquias.


7) I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: No mesmo mês, nos dias 15, 16 e 17, a bolsista Vera Mutti Malaquias teve trabalho aprovado para o I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação, em Lisboa, Portugal. O título do trabalho foi O PIBID e a Educação no Brasil. Link do evento: http://cieae.ie.ul.pt/2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário