8 de dez. de 2015

Projeto: Minha República

Resumo
Este projeto teve como objetivo principal incentivar a leitura de textos filosóficos, e facilitar a compreensão do conteúdo proposto pelo livro didático sobre a questão da política. Em destaque o sentido da palavra democracia, com ênfase na proposta apresentada pelo livro começando pelo tema política como teoria; a democracia grega; até chegar as formas de governos segundo os filósofos: Platão, Aristóteles, Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino, o objetivo era seguir o esquema proposto, mas adequar atividades de leitura de textos filosóficos, destacando que esses filósofos direcionando seus esforços para refletir sobre questões referentes à suas respectivas épocas. Logo, a tentativa era orientar o aluno sobre a importância da leitura dos textos e levantamentos das questões filosóficas, trazendo esses conceitos para a atualidade. As atividades ocorreram principalmente com as turmas de terceiro ano, no colégio Estadual Rotary. Mas a primeira fase também foi aplicada com turmas do primeiro ano e do EJA.
Desenvolvimento
A base de análise era refletir sobre o conceito de democracia na atualidade, e porque filósofos tais como: Platão e Aristóteles apontam as falhas desta forma de governo. O foco principal foi a critica platônica a democracia e análise do projeto de cidade ideal, proposto por ele, em sua obra A República.
Sabendo que somos indivíduos, mas, vivemos em sociedade, por isso existe uma relação da parte como o todo. A atividade surgiu como uma forma de investigação e reflexão sobre as questões políticas e sociais, que foram recorrentes nos debates no ano anterior, no colégio Estadual Rotary, (com o segundo ano). Pois a política é um tema que está associado a participação e responsabilidade de cada individuo para a busca e manutenção do  bem viver em sociedade. Ressaltando a afirmativa de Aristóteles “O homem é naturalmente um animal político”
A atividade é fruto da observação dos debates e questões levantadas  sobre o tema política, no ano anterior, pois as turmas de terceiro ano são formadas em sua grande maioria, pelos mesmos alunos das turmas que acompanhei ( segundo ano ) , em 2014. Nesta época notei que eles gostavam de debater sobre a questão da política. Mas  a posição da maioria dos alunos girava em torna de criticas os comportamentos dos político( politicagem).  Porém não levantavam as questões: o que é política? O que é democracia? Qual o papel dos governantes?
Logo, para fundamentar as discussões, e também, como forma de provocar a reflexa sobre as questões principais. Recorri a história da filosofia como forma de  promover uma investigação interessante a cerca da questão da política. Com base ênfase nas idéias apresentadas por Platão na República, na qual o filosofo apresenta a busca e proposta de um modelo de governo ideal.
Trazendo a questão para a atualidade, podemos perguntar sobre a possibilidade da existência de um modelo ideal de governo, tendo em vista as particularidades e  principalmente, pensando no cenário atual que nos deparamos, ( o fenômeno da globalização),è  possível pensar um modelo ideal de governo? Acredito que sim, podemos pensar uma modelo ideal de cidade (de governo). Na verdade temos esse modelo em nossa mente, ou formamos a partir da observação do modelo político econômico do nosso país, e da situação desfavorável.
Os alunos que participaram das atividades, em grande maioria, apontaram as falhas do governo e as condições precárias do país ( corrupção, falta de segurança, saúde etc.) . E apontavam a Educação como a solução para os problemas do país.
A atividade teve concentração na segunda  unidade e inicio da terceira, sendo finalizada com uma atividade lúdica na quarta unidade. Pos a idéia era voltar ao modelo proposto por eles, associando ao conteúdo aprendido na disciplina.
Segundo  Campaner (2012, p.27) “ O ensino de filosofia deve introduzir o estudante no universo da problemática filosofia, fazendo-o ver que esse é o universo das possibilidades” O foco nesta análise é a própria licenciatura. Pois a proposta é um método de ensino e aprendizagem no qual o aluno é visto como um ser agente e autônomo.
Assim, no tocante ao ensino médio, a relação professor aluno pode seguir uma perspectiva parecida. Pois o aluno de ensino médio também tem certa bagagem de conhecimento adquirido, e cabe ao professor mediar os novos conceitos e conteúdos necessários para esse público, que está em período de transição. Uma vez que o ensino médio tem um tempo relativamente menor comparando com o fundamental e também com a formação superior. Mas é neste momento que o aluno começa, ou deve ter um direcionamento em relação a que caminho seguir Por isso, o projeto proposto pela bolsista, visou essa relação de autonomia. Pois partia do que o aluo já conhecia, passando para a fundamentação teórica, como forma de contribuir para a compreensão. Pois o objetivo é sair do campo da mera opinião, para o campo do conhecimento. Considero o desenvolvimento da atividade significativo, com realizações de atividades individuais e em grupo e debates.
Considerações /etapas e resultados
A atividade consistiu nas seguintes etapas: 1 - Atividade individual, na qual cada aluno escreveu um pequeno texto relatando como seria a sua cidade perfeita; 2 Leitura de textos e atividades com o livro didático para compreensão do conteúdo;3- reunidos em equipe, cada  grupo deveria escolher uma forma de governo  ( as ideias de Platão ou de Aristóteles), escolher e justificar um modelo de governo ideal para a equipe; 4 – Uma representação em maquete de um projeto de sociedade ideal fundamentada. A atividade foi interrompida por diversas questões, porém considero seu desenvolvimento satisfatório uma vez que o objetivo da leitura, reflexão e escrita foram contemplados.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário