9 de dez. de 2015

"Introduzindo a Lógica" Colégio Estadual Rotary.

A prática do ensino tem se tornado cada vez mais difícil, não só para a disciplina de Filosofia, mas para todas as outras. Uma das maiores dificuldades é prender a atenção dos alunos e mantê-los concentrados.
Adaptar-se à nova realidade dos estudantes não é apenas uma estratégia de sobrevivência, mas essencial para obter melhores resultados no âmbito educacional. Nesse contexto é fundamental que o professor busque didáticas inovadoras para pôr em prática uma ‘aprendizagem significativa.
Desenvolver nos alunos habilidades pela busca do conhecimento é algo fundamental na sociedade globalizada. É através desse gosto pelo saber que nos servimos para construção da nossa cidadania.
A capacidade de análise e reflexão crítica passa por essa competência e consequentemente o pleno exercício da cidadania, pois seremos mais capazes de nos apropriar da infinidade de informações a nossa disposição na sociedade moderna que a disponibiliza em tempo real.
Com o objetivo de ajudar a melhorar o entendimento dos assuntos estudados, o bolsista do Pibid/filosofia/Ufba, desenvolveu oficinas de Lógicas, “Introduzindo a Lógica” no Colégio Estadual Rotary. Através de monitorias são expostos assuntos de lógica proposicional, que visa fazer uma análise da estrutura das proposições e também silogismos que são as estruturas de raciocínio. A meta destas atividades é dar as ferramentas necessárias para que os alunos possam construir boas redações dissertativas, através do uso das estruturas das argumentações e reconhecer as falhas argumentativas nos textos que se depararem.
A lógica é um dos temas mais exigido em concursos públicos. Sendo ela uma das áreas da filosofia, entendi a importância e a necessidade de instrumentalizar os alunos com essas competências. Já que ha uma deficiência na grade curricular dos alunos do Ensino Médio, onde diversos fatores contribuem para esse cenário.
Diante disso, é indubitável desenvolver projetos, voltados aos estudos da lógica, para cada vez mais desenvolver a atenção e o interesse dos alunos. Podemos trabalhar na sala de aula com as mídias eletrônicas, através de diversas atividades, como por exemplo: com sites de Quis e gincanas  de Raciocínio Lógico, entre outras. Com o objetivo de trazermos para o ambiente escolar novas formas de aprendizagem  e nos aproximarmos cada vez mais das novas gerações em um trabalho onde  toda a comunidade escolar articula para proporcionar o gosto e retomada aos conhecimentos da lógica, que necessariamente desenvolver e o aperfeiçoará a leitura a escrita o entendimento dos alunos.
Seguem fotos de alguns momentos da oficina de Lógicas, “Introduzindo a Lógica” no Colégio Estadual Rotary.



Nenhum comentário:

Postar um comentário