9 de dez de 2015

A escola e o Legislativo – O CEMATEF na ALBA


O projeto A Escola e o Legislativo é uma atividade promovida pelo professor/supervisor de Filosofia, João Belmiro. O principal objetivo dessa atividade é aproximar os estudantes secundaristas de um dos pilares da política institucional tal como é organizada: o Poder Legislativo. Tal aproximação acontece por meio de uma visita que os estudantes fazem à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), geralmente no turno vespertino, para conhecer a história daquele lugar. A ALBA localiza-se atualmente[1] no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os estudantes têm a oportunidade de fazer um tour por diversas salas e instalações da ALBA, assim como conhecer a história de monumentos e obras artísticas que a decoram: têm contato com objetos importantes utilizados na execução de trabalhos do cotidiano – como o taquígrafo, utilizado para traduzir e datilografar os discursos e debates dos parlamentares, e, a depender do dia, podem também assistir a sessão plenária em que deputados estaduais votam assuntos de interesse da população baiana.
Ademais, a importância de vivenciar essa atividade in loco pode se refletir também na sala de aula. É, com efeito, através do contato direto com os processos que configuram a política institucional que a curiosidade dos estudantes pode ser despertada para o estudo de questões teóricas no âmbito da política. E, em se tratando de teoria, a filosofia tem muito a contribuir. Desse modo, caberia ao professor/supervisor e aos pibidianos elaborar um complemento da atividade no sentido de esclarecer aos estudantes que o lugar que visitaram – que representa um dos pilares da república, o legislativo – nada mais é do que um produto que foi gerado no seio da filosofia, a saber, em um dos movimentos intelectuais mais promissores da história da humanidade: o Iluminismo.



[1] A ALBA esteve localizada em outros endereços no decorrer da história da política na Bahia. Cf.: http://www.al.ba.gov.br/assembleia/Historia.php.

Por Equipe PIBID Filosofia UFBA do Teixeira de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário