Ensaio para uma
Argumentação Filosófica
O Projeto: Ensaio para uma Argumentação
Filosófica tem como objetivo principal capacitar
o aluno do 2º do Ensino Médio do CEDC, a argumentar filosoficamente na
elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, tendo como pressuposto
básico o estimulo à melhora da leitura, escrita e interpretação de
texto, a partir de exercícios reiterados de redação de um tema filosófico. Este
Projeto está sendo aplicado no Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDC),
integrante do Subprojeto de Filosofia do Pibid - UFBA, com alunos do 2º ano do
Ensino Médio. Iniciou no mês de abril, com término para dezembro de 2015. O
Pibid é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que tem um
Supervisor, professor efetivo da rede estadual e cinco licenciandos do Curso de
Filosofia, da UFBA. Todos aprendem com a sua aplicação. Os licenciandos a serem
futuros professores no acompanhamento das aulas do supervisor e na sugestão de
projetos a serem elaborados visando o planejamento de aulas mais
significativas. E o supervisor que com a participação e ideias dos licenciandos
ressignifica sua prática educativa e melhora a sua pesquisa ação e formação
continuada. Espera-se que a aplicação desse Projeto seja um instrumento para
alcançar o objetivo proposto.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa. São Paulo. Paz
e Terra. 2011.
MARTINICH, A. P. Ensaio
Filosófico: O que é, como se faz. São Paulo. Loyola. 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário