2 de dez. de 2015

Ensaio para uma Argumentação Filosófica

Ensaio para uma Argumentação Filosófica
O Projeto: Ensaio para uma Argumentação Filosófica tem como objetivo principal capacitar o aluno do 2º do Ensino Médio do CEDC, a argumentar filosoficamente na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, tendo como pressuposto básico o estimulo à melhora da leitura, escrita e interpretação de texto, a partir de exercícios reiterados de redação de um tema filosófico. Este Projeto está sendo aplicado no Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDC), integrante do Subprojeto de Filosofia do Pibid - UFBA, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Iniciou no mês de abril, com término para dezembro de 2015. O Pibid é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que tem um Supervisor, professor efetivo da rede estadual e cinco licenciandos do Curso de Filosofia, da UFBA. Todos aprendem com a sua aplicação. Os licenciandos a serem futuros professores no acompanhamento das aulas do supervisor e na sugestão de projetos a serem elaborados visando o planejamento de aulas mais significativas. E o supervisor que com a participação e ideias dos licenciandos ressignifica sua prática educativa e melhora a sua pesquisa ação e formação continuada. Espera-se que a aplicação desse Projeto seja um instrumento para alcançar o objetivo proposto.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa. São Paulo. Paz e Terra. 2011.

MARTINICH, A. P. Ensaio Filosófico: O que é, como se faz. São Paulo. Loyola. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário