7 de dez. de 2014

O Ano do PIBID Filosofia no Colégio Estadual Duque de Caxias


 No ano de 2014, o PIBID Filosofia do Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDC) conseguiu firmar-se na comunidade acadêmica, ocupando o espaço conquistado pelo esforço dos bolsistas na execução dos projetos, demonstrando sua relevância para o aprimoramento do ensino básico de filosofia. Seguem abaixo um resumo das atividades realizadas neste ano.

Projeto ENEM
O Projeto ENEM, visa construir uma resolução prática para estas duas questões. I) Motivar os estudantes a aprender e se aproximar dos clássicos da filosofia e II) legitimá-la enquanto disciplina importante no currículo.
A atividade foi realizada entre Agosto e Outubro de 2014, dividido em dois momentos
O primeiro momento visa apresentar de forma didática e sistemática o funcionamento das maneiras de ingresso na universidade, seja ela pública ou particular. O segundo momento visa estimular o estudo da Filosofia por meio da resolução de questões do ENEM.
- Reconhecimento do PIBID no âmbito do Colégio Duque de Caxias
- Ampliação do interesse na disciplina de Filosofia bem como auxilio em dúvidas e questões relacionadas com a disciplina.
- Estimulo à continuidade dos estudos, principalmente em âmbito acadêmico.

Propedêutica
Projeto Propedêutica filosófica, visa iniciar os assuntos a serem trabalhados pelo Professor Supervisor. Os principais objetivos desse projetos são: a) incentivo a leitura individual e em grupo; b) promover o debate dos assuntos trabalhados em sala de aula; c) introduzir os conteúdos clássicos de Filosofia.
A abordagem didática desta atividade busca realizar uma análise pormenorizada do nível de leitura, escrita de cada estudante bem como o nível dos questionamentos que cada tema tem nesses estudantes, avaliando a partir daí qual a relevância que inicialmente estes estudantes dão para cada tema clássico da Filosofia. Partindo desse ponto, dialogamos com os estudantes no sentido de demonstrar que estes temas que serão estudados durante o bimestre não são investigações sobre algo distante e completamente abstrato, mas que são investigações filosóficas de práticas e atos cotidianos.
Com essa atividade tivemos obtivemos bons resultados, a saber: o nivel de leitura e compreensão dos estudantes, em relação aos textos lidos, aumentaram; o debate dos temas estudados foi de grande valia para os estudantes, uma vez que o interesse pela filosofia aumentou.
Projeto Ética
No processo de ensino de filosofia, cabe o professor observar se o estudante que aprendeu os princípios acerca da ética filosófica será capaz de conseguir organizar e expor sua opinião, isto é, conteúdo ético. Assim o aluno poderá escrever um texto filosófico, ou seja, expor em argumentos filosóficos fundamentados, através da exposição de uma construção textual dissertativa.
O exercício de um tema da ética filosófica para a elaboração de frases no Ensino Médio – Duque de Caxias. (novembro a dezembro de 2014)
A atividade evidenciou como era o esperado a dificuldade de organização da estrutura textual dissertativa a partir de temas filosóficos, vinculados a ética. No entanto, este projeto teve como resultado uma provocação da necessidade e importância de se aprender filosofia no Ensino Médio, isto é, o despertar para o exercício filosófico, saindo do senso comum, para uma consciência crítica, quando escrita obedece regras básicas de coesão e coerência de ideias, que são exigidas tanto na formação educacional quanto cidadã.

Links da produção do PIBID Filosofia CEDC 2014:
Artigo - “Ética Ubuntu”:
Artigo – Contribuição do PIBID para a Filosofia no Ensino Médio
Projeto ENEM



Nenhum comentário:

Postar um comentário