No ano de 2014, o PIBID
Filosofia do Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDC) conseguiu firmar-se na
comunidade acadêmica, ocupando o espaço conquistado pelo esforço dos bolsistas
na execução dos projetos, demonstrando sua relevância para o aprimoramento do
ensino básico de filosofia. Seguem abaixo um resumo das atividades realizadas
neste ano.
Projeto
ENEM
O Projeto ENEM, visa
construir uma resolução prática para estas duas questões. I) Motivar os
estudantes a aprender e se aproximar dos clássicos da filosofia e II)
legitimá-la enquanto disciplina importante no currículo.
A atividade foi realizada entre Agosto e Outubro de 2014, dividido em
dois momentos
O primeiro momento visa apresentar de forma
didática e sistemática o funcionamento das maneiras de ingresso na
universidade, seja ela pública ou particular. O segundo momento visa estimular o estudo da
Filosofia por meio da resolução de questões do ENEM.
- Reconhecimento do PIBID no âmbito do Colégio Duque de
Caxias
- Ampliação do interesse na disciplina de Filosofia bem
como auxilio em dúvidas e questões relacionadas com a disciplina.
- Estimulo à continuidade dos estudos, principalmente
em âmbito acadêmico.
Propedêutica
Projeto Propedêutica filosófica, visa iniciar os assuntos a serem trabalhados pelo Professor
Supervisor. Os principais objetivos desse projetos são: a) incentivo a leitura
individual e em grupo; b) promover o debate dos assuntos trabalhados em sala de
aula; c) introduzir os conteúdos clássicos de Filosofia.
A abordagem didática desta atividade
busca realizar uma análise pormenorizada do nível de leitura, escrita de cada
estudante bem como o nível dos questionamentos que cada tema tem nesses
estudantes, avaliando a partir daí qual a relevância que inicialmente estes
estudantes dão para cada tema clássico da Filosofia. Partindo desse ponto, dialogamos
com os estudantes no sentido de demonstrar que estes temas que serão estudados
durante o bimestre não são investigações sobre algo distante e completamente
abstrato, mas que são investigações filosóficas de práticas e atos cotidianos.
Com essa atividade tivemos obtivemos bons resultados, a
saber: o nivel de leitura e compreensão dos estudantes, em relação aos textos
lidos, aumentaram; o debate dos temas estudados foi de grande valia para os
estudantes, uma vez que o interesse pela filosofia aumentou.
Projeto Ética
No processo de ensino
de filosofia, cabe o professor observar se o estudante que aprendeu os
princípios acerca da ética filosófica será capaz de conseguir organizar e expor
sua opinião, isto é, conteúdo ético. Assim o aluno poderá escrever um texto
filosófico, ou seja, expor em argumentos filosóficos fundamentados, através da
exposição de uma construção textual dissertativa.
O exercício de um tema
da ética filosófica para a elaboração de frases no Ensino Médio – Duque de
Caxias. (novembro a dezembro de 2014)
A atividade evidenciou
como era o esperado a dificuldade de organização da estrutura textual
dissertativa a partir de temas filosóficos, vinculados a ética. No entanto,
este projeto teve como resultado uma provocação da necessidade e importância de
se aprender filosofia no Ensino Médio, isto é, o despertar para o exercício
filosófico, saindo do senso comum, para uma consciência crítica, quando escrita
obedece regras básicas de coesão e coerência de ideias, que são exigidas tanto
na formação educacional quanto cidadã.
Links da produção do
PIBID Filosofia CEDC 2014:
Artigo - “Ética Ubuntu”:
Artigo –
Contribuição do PIBID para a Filosofia no Ensino Médio
Projeto ENEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário