15 de dez. de 2014

ENALIC 2014 - Natal/RN


Nos dias  de dezembro de 2014 aconteceu o V Encontro Nacional de Licenciaturas e o IV Encontro Nacional do PIBID na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. O Evento realizado na UFRN reuniu pessoas de várias partes do Brasil objetivando a troca de experiencias e debatendo de forma teórico-critica a formação de professores no Brasil. Foram muitos os trabalhos selecionados em modalidade pôster e comunicação oral, além de lançamento de livros e conferencias com grandes pesquisadores como Walter Kohan e Silvio Gallo que nos são muito caros do ponto de vista do Ensino de Filosofia no país. 


Da Universidade Federal da Bahia participaram mais 30 pessoas incluindo coordenadores, supervisores e bolsistas. Do subprojeto de Filosofia participaram cinco bolsistas do PIBID com aprovação e apresentação de trabalhos.

Do Colégio Estadual Ruth Pacheco, participaram o bolsista Thiago Felipe e o supervisor Ramires Fonseca. O primeiro apresentou seu texto "Do Ler e Do Escrever: A Leitura e a Escrita no Ensino de Filosofia" com base na carta de Sêneca relatando a experiencia da "Mala Filosófica"vivenciada no colégio Ruth Pacheco.


O Professor supervisor Ramires Fonseca discorreu sobre as "Incursões didáticas: desvelando possibilidades no ensino de filosofia" trazendo um pouco de sua experiencia enquanto docente e supervisor do projeto PIBID em Nova Sussuarana.


Do Colégio Rotary marcaram presença três bolsistas do PIBID. O bolsista Luiz Alberto com a comunicação intitulada:"Filosofia e Cinema" onde pode trazer um pouco de referencial teórico aliado a sua prática na escola.


A bolsista Elizabeth de Souza com a apresentação: "A filosofia como cuidado de si" ressaltando ainda a importância do portifólio nas aulas de filosofia do ensino médio.



E a Bolsista Mariluce dos Santos relatando a brilhante experiencia de seu projeto na comunicação intitulada "Xadrez Filosófico: A importância da relação entre professor e aluno no processo de construção do conhecimento." Deixando a mensagem que é possível estimular conceitos filosóficos por meio da ludicidade e criatividade.


Posso dizer em nome dos participantes do PIBID de filosofia que este evento foi válido e acrescentou muito à nossa formação enquanto licenciandos. Partilhar o que temos feito aqui é contribuir também para uma construção de uma educação melhor a ser feita com a colaboração de cada um de nós. As belezas naturais e históricas de Natal ficaram em nossas recordações, mas, principalmente  o "belo" que é implícito no ensinar, percebido nos mais diversos relatos de experiência ouvidos no ENALIC.





Thiago Felipe Lima da Mata
Bolsista do PIBID/UFBA/FILOSOFIA

2 comentários: