4 de jan. de 2013

III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID


            Uma das experiências interessantes que o PIBID proporciona é a de apresentar as atividades realizadas na escola para além dos "relatórios de atividades", que, mesmo sendo necessários, acabam limitando atividades realizadas com pessoas a frases no papel. Os bolsistas têm, durante sua participação no programa, a oportunidade – e também o dever, já que estamos usufruindo e construindo uma política pública, e devemos dar resposta a ela – de apresentar em Seminários, Encontros e afins, os trabalhos que vêm desenvolvendo.
            Dentro dessa oportunidade, venho relatar, em breves linhas, mas com muito gosto, a participação no III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, evento realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2012, na cidade de São Luís, Maranhão, com o tema Desafios Contemporâneos na Educação: Formação de professores e o papel das Instituições de Ensino Superior.
            O evento contou com a participação de
bolsitas e professores supervisores do país inteiro, relatando suas experiências no PIBID, nas mais diversas áreas. Os trabalhos poderiam ser apresentados nas modalidades de Relato de Experiência, Pôster ou Grupo de Trabalho. Além dos trabalhos dos bolsistas, o encontro teve Mesas Redondas, que trazem a experiência de professores do Ensino Superior com o PIBID.
            Eu apresentei um relato de experiência sobre a 1ª Antologia Filosófica do CEMATEF 2012, projeto desenvolvido no Teixeira de Freitas entre os meses de agosto e outubro (vide: http://filosofiapibidufba.blogspot.com.br/2012/10/1-antologia-filosofica-do-cematf-2012.html). É muito gratificante transmitir um trabalho – que deu tanto trabalho – realizado pela equipe da escola e poder levar não apenas o meu nome, mas o nome do colégio e do PIBID Filosofia UFBA para frente.
            O “frio na barriga” de apresentar para outras pessoas passou logo, quando vi que, simultâneas à minha apresentação, tinham tantas outras acontecendo. A vontade foi de assistir todos os relatos, ouvir todas as experiências, a fim de acumular bagagem para as atividades que nosso grupo realiza no Teixeira de Freitas.
            E acredito que esse seja o saldo mais positivo de encontros como esses. Além de levar o nosso trabalho para outros lugares, conhecemos também o que outras pessoas vêm realizando, podendo trocar experiências e fomentar ideias dos dois lados. E não é esse o objetivo constante do PIBID, o de trocas de experiência? Afinal, no programa a relação de aprendizagem é constante, entre estudantes, bolsistas e professor.

Luiza Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário