III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID
Uma das experiências interessantes
que o PIBID proporciona é a de apresentar as atividades realizadas na escola para
além dos "relatórios de atividades", que, mesmo sendo necessários, acabam
limitando atividades realizadas com pessoas a frases no papel. Os bolsistas
têm, durante sua participação no programa, a oportunidade – e também o dever,
já que estamos usufruindo e construindo uma política pública, e devemos dar
resposta a ela – de apresentar em Seminários, Encontros e afins, os trabalhos
que vêm desenvolvendo.
Dentro dessa oportunidade, venho
relatar, em breves linhas,
mas com muito gosto, a participação no III Encontro Nacional das
Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, evento realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro
de 2012, na cidade de São Luís, Maranhão, com o tema Desafios Contemporâneos na Educação:
Formação de professores e o papel das Instituições de Ensino Superior.
O evento contou com a participação de
bolsitas e professores supervisores do país inteiro, relatando suas experiências no PIBID, nas mais diversas áreas. Os trabalhos poderiam ser apresentados nas modalidades de Relato de Experiência, Pôster ou Grupo de Trabalho. Além dos trabalhos dos bolsistas, o encontro teve Mesas Redondas, que trazem a experiência de professores do Ensino Superior com o PIBID.
bolsitas e professores supervisores do país inteiro, relatando suas experiências no PIBID, nas mais diversas áreas. Os trabalhos poderiam ser apresentados nas modalidades de Relato de Experiência, Pôster ou Grupo de Trabalho. Além dos trabalhos dos bolsistas, o encontro teve Mesas Redondas, que trazem a experiência de professores do Ensino Superior com o PIBID.
Eu apresentei um relato de experiência
sobre a 1ª Antologia Filosófica do CEMATEF 2012, projeto desenvolvido no
Teixeira de Freitas entre os meses de agosto e outubro (vide: http://filosofiapibidufba.blogspot.com.br/2012/10/1-antologia-filosofica-do-cematf-2012.html).
É muito gratificante transmitir um trabalho – que deu tanto trabalho –
realizado pela equipe da escola e poder levar não apenas o meu nome, mas o nome
do colégio e do PIBID Filosofia UFBA para frente.
O “frio na barriga” de apresentar para
outras pessoas passou logo, quando vi que, simultâneas à minha apresentação,
tinham tantas outras acontecendo. A vontade foi de assistir todos os relatos,
ouvir todas as experiências, a fim de acumular bagagem para as atividades que
nosso grupo realiza no Teixeira de Freitas.
E acredito que esse seja o saldo
mais positivo de encontros como esses. Além de levar o nosso trabalho para
outros lugares, conhecemos também o que outras pessoas vêm realizando, podendo
trocar experiências e fomentar ideias dos dois lados. E não é esse o objetivo constante
do PIBID, o de trocas de experiência? Afinal, no programa a relação de
aprendizagem é constante, entre estudantes, bolsistas e professor.
Luiza Pacheco.
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