Por:
Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias
Iniciado
com a Chamada Pública MEC/CAPES/FNDE, nº 01/2007, publicado no Diário Oficial
da União (DOU), em 13/12/2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID, pretende a valorização do magistério e a superação dos
notórios índices de desempenho insatisfatório nas instituições públicas. Seu
nascedouro foi articulado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação,
estabelecido pelo Decreto 6094, que dispõe sobre os esforços da União, Estados,
Distrito Federal e Municípios, em proveito da melhoria da qualidade da educação
básica; além do incentivo e apoio à implementação das seguintes diretrizes para
a educação: foco na aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir;
permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada
regular; instituição de programas para formação inicial e continuada de
profissionais da educação; parcerias externas à comunidade escolar, visando a
melhoria da infra-estrutura da escola ou a promoção de
projetos socioculturais e ações educativas (BRASIL, 2007).
projetos socioculturais e ações educativas (BRASIL, 2007).
O PIBID foi
institucionalizado pelo decreto nº 7219, (BRASIL, 2010a), sendo, desta forma,
consolidado como uma Política Pública de Estado. Cada
PIBID deverá contribuir para a valorização do magistério; promover a
integração entre educação superior e educação básica, favorecendo a qualidade
da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; inserir os
licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, a fim de
envolvê-los em experiências educacionais interdisciplinares que busquem a
superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
incentivar a parceria entre Universidades e professores de escolas públicas no
processo de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação
entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a
qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.O
Subprojeto de Licenciatura em Filosofia (UFBA,
2010), vinculado à Universidade Federal da Bahia, foi submetido e aprovado a
partir do edital nº 02/2009 – CAPES/DEB, sob coordenação da professora doutora
Silvia Faustino de Assis Saes. Na medida em que destaca não apenas a
importância do momento histórico do ensino de filosofia no Brasil hoje, como
também sua articulação com a escola pública e universidade, este subprojeto
promove a mobilidade e ocupação de espaços diversificados, tanto da comunidade
escolar da educação básica, como da universidade, diminuindo a tensão e o
abismo entre ambas. Assim, cabe destacar a importância de políticas públicas de
Estado para a educação, como possibilidade de desenvolvimento intelectual e
valorização profissional do magistério.
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio - Resolução CEB/CNE no 15/98. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais> Acesso em: 01 out.
2009.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Médio / 1999. Disponível no endereço eletrônico: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais>. Acesso em:
01 out. 2009.
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Decreto 6094 de 24 de abril de 2007.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm>. Acesso em:
01 abr. 2011.
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Decreto 7219, de 24 de julho de
2010. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm>. Acesso em:
01 abr. 2011.
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Decreto 6755 de 19 de janeiro de
2009. Política Nacional de Formação de
Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm>. Acesso em:
01 abr. 2011.
______.
Ministério da Educação e Cultura. Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. 2010b.
Disponível em: <http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_55.php>.
Acesso em: 01 abr. 2011.
SALLES, João et all.
Relatório Diretoria do
Ensino Médio do MEC à ANPOF. Uma análise acerca dos Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio, 2010.
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