Pequena abordagem sobre
a história do ensino de filosofia no Brasil
Por: Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias
As reformulações
legais do ensino da Filosofia no Brasil estiveram atreladas à dinâmica da
manutenção de forças hegemônicas da sociedade desde o período colonial. Para a
manutenção das concepções religiosas e políticas daquela época se enfatizou a
concepção jesuítica de ensino, privilegiando intelectualmente colonizadores
portugueses e a elite brasileira colonial, reduzindo-se a exercícios de mera erudição
e retórica. A medida que avançava o processo de emancipação política no Brasil
no século XIX, os ideais oriundos da Europa influenciavam o espírito
humanístico e referendavam o conteúdo dos cursos de Filosofia. Mesmo assim, ao
longo de muito tempo, o objetivo seria apenas formar homens letrados, eruditos
e, principalmente, católicos.
Em 1759, o então
Marques de Pombal (1679-1782), expulsou os jesuítas das terras brasileiras o
que vai representar uma ruptura do modelo educacional vigente. No entanto, como
Portugal tinha fortes vínculos com o catolicismo a predominância do ensino
vinculado à doutrina católica permanece no país. Durante longo tempo o ensino
de filosofia se insere na abordagem católica e ainda destinado as elites. Algumas
nuances no que diz respeito à obrigatoriedade e modificação curricular são mais
visíveis em 1931.
No caminho para a
efetivação do ensino de Filosofia na educação básica, merecem destaque as
reformas educacionais de Francisco Campos (1931), o Manifesto dos Pioneiros da
Educação Nova (1932) e a reforma de Gustavo Capanema (1942). Infelizmente, após
esses movimentos ocorreram diversos retrocessos: com a promulgação em 1961 da
Lei n° 4.024, retirou-se a obrigatoriedade do ensino de filosofia (BRASIL,
1961) e durante a Ditadura Militar a situação se agravou, quando, em 1971 a Lei
n° 5692 extinguiu a Filosofia dos currículos escolares obrigatórios e instituiu
as disciplinas Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do
Brasil (OSPB) (BRASIL, 1971).
Em 2001, já
distante do processo ditatorial, é apresentado o projeto de lei do Deputado
Padre Roque Zimmermann (PT-PR) que tinha como objetivo incluir Filosofia e
Sociologia no ensino médio sendo vetado pelo então presidente Fernando Henrique
Cardoso.
A situação começa
a mudar com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9394,
atualmente em vigor no país (BRASIL, 1996). Com o lema “Educação para Todos”, o
Estado anuncia a intenção de assumir como uma das principais metas a
descentralização da educação. Através da municipalização da educação infantil e
a universalização do Ensino Fundamental (EF), torna-se obrigatório oferecer
educação básica pública em redes regulares de ensino, inclusive para pessoas
deficientes e com necessidades educacionais especiais. Essa obrigatoriedade,
inicialmente, faz o ensino médio ser visto como um grande problema, e propôs-se
a sua reformulação para atender ao novo
projeto de cidadão inserido numa realidade que não mais visava apenas à
preparação para o mercado de trabalho.
Em
2008, através da Lei no 11.788 (BRASIL, 2008), como toda a
educação básica, o ensino médio torna-se obrigatório e universal, cabendo a
essa fase da formação educacional a finalidade específica de preparação para o
trabalho e cidadania.
Neste sentido, de maneira a aproveitar o
que diz a lei acima – uma educação não apenas para o trabalho – o Deputado Federal Ribamar Alves (PSB-MA) apresenta
a Lei n° 11.684, de sua autoria, que depois de tantos impasses e lutas é
aprovada, alterando o Art. 36 da atual LDB. Assim as disciplinas de Filosofia e
a Sociologia são incluídas como obrigatórias em todas as séries do ensino médio
promovendo a consolidação dos objetivos e finalidades da educação básica.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 4.024/1961.
Disponível no endereço eletrônico: www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/htm.
Acesso em 01 jun. 2012.
______. Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 5692/1971.
Disponível no endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb2.
Acesso em: 01 jun. 2012.
______. Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/1996.
Disponível no endereço eletrônico:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei. Acesso em: 01 jun. 2012.
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15/98. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais>
Acesso em: 01 jun. 2012.
______. Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Médio / 1999. Disponível no endereço
eletrônico: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais>. Acesso em:
01 jun. 2012.
______Projeto de Lei
1641/2003. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=127294. Acesso em: 02
dez. 2011.
______. Lei Federal nº
11.684/2008. Disponível em:
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 02 dez.
2011.
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Lei Federal 7044/82. Disponível: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/128264/lei-7044-82> Acesso em:
01 fev. 2011
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Decreto 6094 de 24 de abril de 2007. Plano de Metas Compromisso Todos
pela Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm>. Acesso em:
01 abr. 2011.
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