10 de jul. de 2011

Revista Sul-Americana de Ensino de Filosofia

A experiência de atuação pedagógica e de estudos realizados por integrantes do Pibid Filosofia Ufba tem gerado também estudos e produções que objetivam analisar o itinerário do ensino de filosofia no Brasil.

Sabemos que o itinerário da legalização do Ensino de Filosofia no Brasil é recortado por percalços que, historicamente, têm dificultado a sua legitimação. Diante disso, considerando que a autorização do retorno da filosofia determinada pela atual legislação em vigor no país solicita de educadores, filósofos e estudantes da licenciatura a construção coletiva de estudos sobre práticas pedagógicas nessa área. A ausência da Filosofia como atividade do saber no cotidiano da conjuntura escolar do Brasil fundamenta a problemática abordada no trabalho empreendido por Adriany Thatcher, Alexandra Siqueira e Vera Mutti, que têm buscado compreender as implicações da atual demanda surgida com a recente obrigatoriedade legal que inclui esta disciplina na educação básica, além da criação de propostas tais como a do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).


Assim, no trabalho Ensinar–aprender Filosofia na Escola: a experiência do PIBID no município de Salvador/BA
aborda justamente os objetivos e os resultados do referido programa,
contextualizando as ações empreendidas em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Salvador/BA , desde 2010, por bolsistas e voluntários, têm colaborado para o ensinar-aprender filosofia de forma dialógica e participativa. Para tanto, enfoca-se o projeto Filosofia na Cozinha.


O texto completo foi apresentado, entre outros, no evento XVIII Jornadas sobre la enseñanza de la filosofía - no Coloquio Internacional 2011, realizado pela Facultad de Filosofía y Letras – Universidad de Buenos Aires.
E agora foi publicado pena Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, através da qual divulgamos como a intervenção do PIBID-Filosofia, cada vez mais, promove o filosofar, aspecto indispensável na formação de licenciandos e extremamente rico para os estudantes da educação básica.


Texto completo disponível em: http://filoesco.unb.br/resafe/numero016/ (clicar em EXPERIÊNCIAS)

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