30 de jun. de 2011

Ensinar–aprender Filosofia na Escola: a experiência brasileira do PIBID





Em comemoração aos 70 anos da FFCH, de 13 a 17 de junho, realizou-se o II Encontro de São Lázaro.

No dia 14, a partir das 10:30h, durante a mesa: PROBLEMATIZANDO METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS SOCIAIS coordenada pelos professores Altino Bomfim (Depto Sociologia UFBA) e Anderson Lassos (Pibid História UFBA), as bolsistas do Pibid Filosofia Adriany Tahtcher, Vera Mutti e a voluntária Alexandra Siqueira participaram o trabalho: Ensinar-aprender filosofia na escola: a experiência brasileira do Pibid.






Com o objetivo de apresentar atividades desenvolvidas pelo PIBID-Filosofia da UFBA, construídas no Colégio Dep. Manoel Novaes, em Salvador/BA, desde 2010.
Foram ressaltadas as necessidades, angústias e perspectivas que afetam a todos envolvidos nos projetos.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos o projeto Filosofia na Cozinha efetivado com mostras de filmes (curta metragens), vinculados aos conteúdos das aulas ou a outros projetos escolares, visando a ocupação do mais significativo espaço comum ao encontro e à descontração dos educandos do período noturno, antes do início das aulas: a cozinha. Após a exibição dos filmes, encaminham-se as discussões a fim de garantir o registro dos conhecimentos produzidos. Essas ações têm viabilizado a interação com os educandos, funcionários e professores nas atividades do cotidiano do ambiente escolar, em espaços para além da sala de aula, garantindo a construção de ambientes favoráveis à reflexão crítica da importância da Filosofia na leitura, compreensão e produção do saber.

O que tem favorecido a aproximação entre o Ensino de Filosofia e a comunidade escolar, na medida em que promove a participação, a criação e a argumentação, com vistas ao filosofar.


mais informações sobre o II Encontro de São Lázaro: http://www.ffch.ufba.br/

fotografias: Flora Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário