17 de jun. de 2015

Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão : Nova Escola Parceira do PIBID Filosofia


Neste ano de 2015 o PIBID de Filosofia da UFBA deixa a Escola Estadual Ruth Pacheco em Nova Sussuarana para dar inicio ao Projeto no Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão em Estrada das Barreiras (Região do Cabula). Depois de praticamente dois anos de trabalho e experiências no Colégio Ruth Pacheco, os bolsistas do PIBID continuaram a atuar sob a supervisão do Professor Ramires Fonseca  que já ocupava a função de Professor de Filosofia na nova escola parceira do PIBID Filosofia em Estrada das Barreiras. Os bolsistas que passaram a atuar no Colégio Prof.ª Maria Bernadete agora  são: Bruno Gaspar, Sandro Nonato, Fabricio Britto, Jean e Thiago Felipe.

(Bolo comemorativo feito pelos alunos por ocasião dos 15 anos do Colégio)

A Escola que completou quinze anos de existência neste 2015 tem por logradouro a Rua Valdeck Cisne, 14 - Barreiras, Salvador - BA, CEP 41195-240. O Colégio atende cerca de 1.626 alunos oriundos da Estrada das Barreiras e adjacências nos turnos de matutino, vespertino e noturno. 

(Bolsista Bruno Gaspar trabalhando as "Oficinas de Lógica")


Embora seja a primeira vez do PIBID Filosofia na escola, a atuação do Projeto PIBID UFBA já é conhecida na Escola graças ao PIBID Química que já realiza seus trabalhos no Colégio há algum tempo. É importante ressaltar que o Projeto PIBID conta com total apoio da direção da escola e é bem recebido tanto por alunos, serviçais e professores. 


(Professor Ramires com o PIBID Quimica)
             Como toda escola inserida no contexto de periferia, o nosso colégio segue seu curso enfrentando várias dificuldades. Atualmente a Escola passa por reforma em algumas salas de aula a fim de melhorar a qualidade do espaço físico para maior conforto de seus alunos e profissionais.


(Bolsista  Jean com os alunos)
Entusiasmados com a nova escola esperamos contribuir de alguma forma, com os nossos projetos e parceria para o Ensino e Aprendizado da Filosofia. Conscientes também da nossa formação enquanto licenciandos, nós, bolsistas do PIBID Filosofia, queremos nos inserir cada vez mais na realidade escolar da rede pública estadual de ensino firmando desde já um compromisso por uma educação melhor.

(Bolsista Sandro aplicando seu projeto "Poesia,uma construção viva")

             Por fim, aguardem mais informações e relatos dos  projetos de nossos bolsistas, bem como do cotidiano de nossa escola.



Thiago Felipe Lima da Mata
Bolsista do Pibid Filosofia UFBA




2 comentários:

  1. Prezados (as) pibidianos (as), a presença do Pibid/Filosofia no Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão - 5 licenciandos e 1 supervisor - provocará [já tem provocado] um devir propositivo tanto na perspectiva do aprender para o alunado quanto na formação do futuro docente e qualificação do regente, isso porque a pesquisa acerca da filosofia do ensino de filosofia nas suas variadas colorações teóricas, facilitará a compreensão da complexa situação da educação básica e suas implicações sociais, sobretudo quando a investigação é respaldada com a práxis educativa. Nesse sentido, as pontes existentes entre a Universidade e a Escola Pública necessitam de manutenção pedagógica ad nauseam. Afinal, o Pibid, não deve problematizar o processo educativo... Aliás, a educação não é uma questão filosófica...

    Abraços,
    Ramires.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ali kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir