Fotos na sala de dança do Colégio Estadual Rotary. Xadrez gigante, utilizado como recurso pedagógico.
Projeto: Filosofia da Pintura, na do Colégio Estadual Rotary, conduzido pela Bolsista Daila, nas aulas sobre Estética.
Exibições de curtas e documentários, no espaço de convivência, seguido de rodas de conversa. Com o objetivo de discutir os fundamentos e práticas pedagógicas através do uso de produções cinematográficas, a partir da tematização de questões e aspectos retratada nos filmes.
Rodadas
de leituras com o 2° ano, com o livro o Pequeno Príncipe, com o objetivo de
estimular a leitura por prazer.
O jogador é aquele que busca conhecer as regras para aprimorar sua estratégia de jogo.
O projeto teve o objetivo de estudar o processo de conhecimento humano, usando como ferramenta pedagógica o jogo de xadrez e a leitura de textos filosóficos. Foi desenvolvido com as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Com os temas: Senso Comum e Teria do Conhecimento.
O xadrez foi pensado como uma ferramenta estratégica de motivação. A metodologia está fundamentada em Johan Huizinga, no livro Homo Ludens, que fala de um estudo sobre a importância dos jogos para a linguagem.
A expectativa era investigar se o esquema estratégico que envolve o jogo de xadrez pode contribuir para pensar o processo de conhecimento humano. Também pode ser utilizado com outros conteúdos, como: política, lógica, entre outro.
Filosofia, um Exercício de Si.
Primeiro,
são iniciantes na filosofia. Sendo assim, procurei direcionar o ensino de filosofia por outro caminho,
priorizando o diálogo consigo mesmo, instigando o estudante a construir-se a si
mesmo. Ou no mínimo, que procurasse identificar e refletir sobre as influências
que o constitui.
Segundo,
estão na fase de transição da heteronomia para a autonomia. Quando
esclarecessem para si próprio suas ideias e concepções de vida, identificando
limites e potências poderiam pensar e agir com autonomia, ou seja, estaríamos
contribuindo para a formação de seres humanos capazes de autodeterminação.
Para iniciar as atividades, confeccionei uma cartinha, com questões relacionadas ao contexto do estudante. Para que estudar? O que é conhecer? Pensar, investigar e problematizar situações do seu cotidiano estudantil, instigando-o a desenvolver e exercitar a atitude filosófica, a partir da concepção de ‘Cuidado de Si’, da Filosofia Antiga.
Para iniciar as atividades, confeccionei uma cartinha, com questões relacionadas ao contexto do estudante. Para que estudar? O que é conhecer? Pensar, investigar e problematizar situações do seu cotidiano estudantil, instigando-o a desenvolver e exercitar a atitude filosófica, a partir da concepção de ‘Cuidado de Si’, da Filosofia Antiga.
O
segundo passo foi confeccionar as pastas contendo todos os textos
trabalhados: A justificação de Sócrates,
de Platão; O mito da Caverna, também de Platão;
A Carta sobre a Felicidade de Epicuro; Da economia do tempo de Sêneca e
o Imperativo hipotético de Kant.
Terceiro
passo, escolha dos textos. Os estudantes foram divididos em grupos para
estimular a discussão, no entanto as atividades eram realizadas
individualmente. Leituras, pesquisas, discussões, fichamentos, resumos e
debates sobre os textos. Todo o processo foi registrado em suas respectivas pastas.
Por último foi organizado a socialização do resultado do estudo, enfim o entendimento dos textos pelos estudantes. Buscando esclarecer para si próprio e para os outros suas ideias e concepções de vida, identificando limites e potências, e assim, desenvolvendo a capacidade de pensar e agir com autonomia, ou seja, contribuir para a formação de seres humanos capazes de autodeterminação.
Por último foi organizado a socialização do resultado do estudo, enfim o entendimento dos textos pelos estudantes. Buscando esclarecer para si próprio e para os outros suas ideias e concepções de vida, identificando limites e potências, e assim, desenvolvendo a capacidade de pensar e agir com autonomia, ou seja, contribuir para a formação de seres humanos capazes de autodeterminação.
Cartazes
para a apresentação.
Estagiária, da Ufba/Filosofia, Débora. Dinâmica para estimular a imaginação e memorização, baseada no livro " O Pequeno príncipe".
Olá! Bom dia! Gostaria de saber onde ou em que site compraram as peças do xadrez gigante.
ResponderExcluir