20 de dez. de 2014

Fotos da culminância dos projetos do PIBID/UFBA/FILOSOFIA no Colégio Estadual Rotary - 2014.

Fotos na sala de dança do Colégio Estadual Rotary. Xadrez gigante, utilizado como recurso pedagógico.


Projeto: Filosofia da Pintura, na do Colégio Estadual Rotary, conduzido pela Bolsista Daila, nas aulas sobre Estética.




Filosofia e cinema
Escola - espaço de socialização cultural e interação entre as diversas culturas.

























Exibições de curtas e documentários, no espaço de convivência,  seguido de rodas de conversa. Com o objetivo de discutir os fundamentos e práticas pedagógicas através do uso de produções cinematográficas, a partir da tematização de questões e aspectos retratada nos filmes.
Leitura filosófica









Rodadas de leituras com o 2° ano, com o livro o Pequeno Príncipe, com o objetivo de estimular a leitura por prazer.
Xadrez filosófico
Aprender visando um fim.









O jogador é aquele que busca conhecer as regras para aprimorar sua estratégia de jogo.
O projeto teve o objetivo de estudar o processo de conhecimento humano, usando como ferramenta pedagógica o jogo de xadrez e a leitura de textos filosóficos. Foi desenvolvido com as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Com os temas: Senso Comum e Teria do Conhecimento.
O xadrez foi pensado como uma ferramenta estratégica de motivação. A metodologia está fundamentada em Johan Huizinga, no livro Homo Ludens, que fala de um estudo sobre a importância dos jogos para a linguagem.
A expectativa era investigar se o esquema estratégico que envolve o jogo de xadrez pode contribuir para pensar o processo de conhecimento humano. Também pode ser utilizado com outros conteúdos, como: política, lógica, entre outro.

















Socialização da montagem do jogo

Filosofia, um Exercício de Si.














O projeto foi desenvolvido nas 6 turmas do 1º ano. Dois motivos levaram a essa escolha:
Primeiro, são iniciantes na filosofia. Sendo assim, procurei direcionar  o ensino de filosofia por outro caminho, priorizando o diálogo consigo mesmo, instigando o estudante a construir-se a si mesmo. Ou no mínimo, que procurasse identificar e refletir sobre as influências que o constitui.
Segundo, estão na fase de transição da heteronomia para a autonomia. Quando esclarecessem para si próprio suas ideias e concepções de vida, identificando limites e potências poderiam pensar e agir com autonomia, ou seja, estaríamos contribuindo para a formação de seres humanos capazes de autodeterminação.






Para iniciar as atividades, confeccionei uma cartinha, com questões relacionadas ao contexto do estudante. Para que estudar? O que é conhecer? Pensar, investigar e problematizar situações do seu cotidiano estudantil, instigando-o a desenvolver e exercitar a atitude filosófica, a partir da concepção de ‘Cuidado de Si’, da Filosofia Antiga.
O segundo passo foi confeccionar as pastas contendo todos os textos trabalhados:  A justificação de Sócrates, de Platão; O mito da Caverna, também de Platão;  A Carta sobre a Felicidade de Epicuro; Da economia do tempo de Sêneca e o Imperativo hipotético de Kant.
Terceiro passo, escolha dos textos. Os estudantes foram divididos em grupos para estimular a discussão, no entanto as atividades eram realizadas individualmente. Leituras, pesquisas, discussões, fichamentos, resumos e debates sobre os textos. Todo o processo  foi registrado em suas respectivas  pastas.










Por último foi organizado a socialização do resultado do estudo, enfim o entendimento dos textos pelos estudantes. Buscando esclarecer para si próprio e para os outros suas ideias e concepções de vida, identificando limites e potências, e assim, desenvolvendo a capacidade de pensar e agir com autonomia, ou seja, contribuir para a formação de seres humanos capazes de autodeterminação.
Cartazes para a apresentação.



 Bolsistas do PET, presentes nas aulas de Filosofia no Colégio Rotary. Etapa conceituação”


Estagiária, da Ufba/Filosofia,  Débora. Dinâmica para estimular a imaginação e memorização, baseada no livro  " O Pequeno príncipe".





Fotos: Xadrez Filosófico - Bolsista Mariluce Santos conduzindo a etapa sensibilização”.









Um comentário:

  1. Olá! Bom dia! Gostaria de saber onde ou em que site compraram as peças do xadrez gigante.

    ResponderExcluir