O Segundo Congresso
Latinomericano de Filosofia da Educação foi realizado na
Universidad de la Republica na cidade de Montevidéu – Uruguai,
entre os dias 21, 22 e 23 de março de 201.3
Como podemos
compreender pelo próprio título do evento, o debate gira em torno
do ensino de Filosofia em todas as esferas em que esta modalidade se
insere na America Latina, ou seja, os debates se estendem desde
filosofia para crianças até às abordagens na pós-graduação.
O congresso teve
como proposta a viabilidade de um espaço onde se dialogue sobre
metodologias, problemas, soluções, pesquisas e políticas e
relacionados ao ensino de Filosofia.
No que diz respeito
ao estudante da graduação, principalmente àqueles inseridos em um
programa no modelo do PIBID, este espaço se transforma em um celeiro
para aprendizagem e reflexão sobre o ensino, sobre o espaço escolar
e sobre a nossa futura profissão. As dificuldades que encontramos no
dia a dia da escola, na implementação de nossos projetos, na
prática pedagógica e no pensar em o que e como ensinar filosofia
podem ficar bastante minimizadas após transitarmos por este
ambiente.
Palestras como a do
professor Enrique Puchet, professor emérito da Universidad de la
Republica – Montevideo, que apresenta a Filosofia como cuidado de
si e conhecimento de si, cuidado e conhecimentos traduzidos por
reflexões e exercícios filosóficos sobre vários aspectos e
problemas da vida, são palestras enriquecedoras e ao mesmo tempo
propulsora de questionamentos e ideias.
Podemos citar também
o brasileiro Silvio Gallo, professor da Unicamp, que traz uma
proposta de ensino de filosofia na educação básica através do
estudo de caso. Esse modelo apresenta aspectos interessantes no
contexto da construção filosófica, onde podemos trabalhar com
perspectivas do cotidiano, extratos da historia da filosofia, como
por exemplo, algo interessante da vida de Thales, de Sócrates, de
Kant e etc., e debate ao modo da construção e argumentação
filosófica, donde podemos tanto analisar conceitos, como também
construir novos conceitos. Este modelo não se perde em
espontaneísmos, pois se atrela a uma aula rigorosamente planejada e
com objetivos específicos a serem construídos. Requer também uma
excelente qualificação e domínio do conteúdo filosófico pelo
professor para que não venhamos a nos perder na fluidade do
cotidiano e sim nos ater às competências necessárias ao
desenvolvimento do estudante.
Outra palestra muito
interessante foi a do professor argentino Walter Kohan, lotado na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que tem sua pesquisa
voltada para a filosofia na infância. Uma das frases importantes de
sua apresentação e que realmente apresenta um teor construtivo e
iniciativo de uma filosofia para criança e aquela que diz que “a
didática de uma filosofia para criança tem que priorizar o
encantamento”. O que é o encantamento senão o principal e
iniciativo pressuposto da investigação filosófica?
Prof.Doutor Walter Kohan. |
Nesta medida, não
podemos registrar aqui toda a grandeza do que aprendemos neste
ambiente de congresso composto de tanta heterogeneidade, onde
estudantes da graduação, pós-graduação e professores graduados e
pos graduados se encontram para dialogar e trocar conhecimento. Nossa
apresentação se deu em um espaço onde nós éramos as únicas
estudantes da graduação, todos os outros eram professores doutores
e estudantes do doutorado, o que, segundo o próprio público
presente veio a enriquecer o debate. Nosso trabalho intitulado Gestão
de política publica no Brasil: o PIBID e o ensino de Filosofia
é fruto de um estudo que estamos desenvolvendo sobre a gestão e
implementação de política pública em educação no Brasil,
pesquisa ainda em andamento e que a cada dia tem encontrado subsídios
somatórios ao seu desenvolvimento.
Vera Lúcia Santos
Mutti Malaquias e Suzane dos Santos Lopes
Boa tarde,
ResponderExcluirMeu nome é Sophi, trabalho no departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br.
Agradeço a atenção.