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FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA: EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
Resumo
As
possibilidades inerentes ao licenciando inserido no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no que diz respeito a sua formação são
inúmeras e imprescindíveis. Transitar no ambiente da escola pública ainda em
período de formação acadêmica representa um ganho extraordinário para a futura
carreira docente como também enquanto pesquisador, elemento indispensável à
prática do profissional de educação. Este trabalho objetiva relatar as
experiências decorridas da atuação no PIBID Filosofia da Universidade Federal
da Bahia (UFBA), no período de 2010 até 2011. Tomamos como referencial as
perspectivas de análise tanto teóricas quanto metodológicas que discutem a
legalização do ensino de Filosofia no Brasil, obrigatório no Ensino Médio desde
a publicação da Lei 11.684/2008. Apresentaremos algumas reflexões sobre o
planejamento, execução e análise de atividades em filosofia desenvolvidas por
licenciandos bolsistas, no âmbito da escola pública, bem como discutiremos suas
vicissitudes e desafios para a formação dos futuros docentes. Como resultado
tanto da reflexão sobre as práticas, quanto do estudo do referencial sobre a
temática do ensino de Filosofia no Brasil, foram construídos, publicados e
apresentados em eventos nacionais e internacionais diversos artigos e relatos
de experiência (SOARES, SIQUEIRA, MALAQUIAS, 2010). Destarte, consideramos a
iniciativa deste Programa como fundamental para a relação Universidade/escola
pública e licenciando/professor, todos inseridos em um processo de formação/ação,
como perspectiva de promover profissionalização de qualidade e de debater a
problemática da educação pública como quebra de paradigmas e construção de
possibilidades.
Adriany Thatcher Castro Soares
Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias
Trabalho desenvolvido pela bolsista Vera Lúcia e pela ex bolsista Adriany Castro,em breve iremos postar o trabalho na integra.
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