1 de jun. de 2011

FILOSOFIA: A SUA LEGITIMIDADE REPRESENTADA PELA PRÁXIS DO FILOSOFAR EM SALA DE AULA.

Este resumo tem como objetivo apresentar a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre três prismas, o acadêmico visando à formação do licenciando, o educacional contribuindo com a educação básica e o pedagógico trazendo novas perspectivas para os docentes das escolas publicas. A abordagem requerida para demonstração fundamenta-se basicamente na empiria de três bolsistas integrantes do PIBID, no entanto as questões levantadas têm como base o conhecimento teórico adquirido até o presente momento na formação das mesmas. Visto que a nossa presença nas escolas exige uma atuação que corresponda com as propostas contidas no nosso plano de trabalho, desse modo as realizações de atividades, promovendo o estudo filosófico, através de leituras, analises e produção de texto é essencial. Ao analisarmos a situação dos alunos da escola em que atuamos, um conjunto de características mereceu nossa atenção para a realização de um trabalho reflexivo e critico, com uma geração que se interessa pouco pela questão abordada. Sem dúvida, este foi um dos principais desafios do nosso trabalho: criar o gosto pela discussão e o interesse pelo conhecimento.

Palavras-Chaves: PRÁTICA, FILOSOFIA, EDUCAÇÃO.


Resumo aprovado no I Simpósio Pibid/Ufabc.

Por Veridiana Maria da Conceição, Renata Reis de Oliveira e Débora Souza de Almeida.

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