5 de abr. de 2011

Experiências do Odorico

A introdução do PIBID-Filosofia no Colégio Odorico Tavares, foi um processo que realizamos com cautela e ao mesmo tempo com audácia. Isso mesmo, pois de um lado estavam os nossos projetos prontos, aguardando para serem colocados em pratica e do outro o colégio. Analisando inicialmente, isso era uma combinação perfeita... e de certo modo foi. Podemos expressar aqui nessas más traçadas linhas, sem nenhuma massa que pese ou incomode a nossa consciência ou fira os nossos princípios éticos, que os nossos projetos saíram do papel e se instalaram em cada parte do colégio se fazendo presente sob diversas formas.

Depois de passarmos pelos momentos de conhecimento e de adaptação, adentramos na parte de pôr em pratica tudo o que a estrutura física, administrativa, ou seja, a comunidade escolar como um todo, nos permitiu fazer. Para realizar as atividades o apoio do colégio, em especial de alguns professores, dos gestores e de alguns funcionários foi realmente imprescindível. A interação com o alunado foi se desenvolvendo a partir das aplicações de questionários e das divulgações e chamadas para as atividades (trabalho que foi feito de sala em sala).


O trabalho em conjunto da equipe do Odorico, resultou na elaboração de cincos principais atividades, das quais são: Cine-Pibid, Tópico de Leitura e Interpretação de Textos Filosóficos, Escola na Universidade e Universidade na Escola, Seminário de Filosofia e Jornal CEOT. Tivemos também um relevante trabalho de divulgação, que foi realizado a partir do discurso e através de cartazes e folhetins, confeccionados pelos próprios bolsistas. Dessas atividades, a que teve maior destaque foi o Tópico de Leitura e Interpretação de Textos Filosóficos, onde firmamos uma parceria com os docentes da disciplina Língua Portuguesa e de Filosofia e realizamos encontros semanais com os alunos no horário oposto ao da aula. Nesses encontros eram feitas aulas expositivas e participativas, com a apresentação de noções lógicas relevantes para a construção de um texto e com a leitura e análise do texto Para além das dicotomias do livro O encantamento do Humano da professora Nancy Mangabeira, recursos de audiovisuais foram utilizados para enriquecimento das aulas. Concluímos a primeira edição do Tópico e passamos para uma fase bastante expressiva na vida de um professor: correção das atividades elaboradas pelos alunos. Atividades essas que tiveram a nossa orientação e apoio, o resultado não poderia ser melhor, a saber, a compreensão de um texto filosófico por parte dos alunos.

O projeto Escola na Universidade e Universidade na Escola ocorreu com certa timidez pelo fato de termos sido transferidos da escola pouco tempo depois da idealização do mesmo, o fato é que a idéia e o compromisso de tornar esse projeto real permaneceu forte com o grupo, de modo que colocaremos em prática na escola Thales de Azevedo.


Com essas considerações, podemos concluir que a iniciação a docência, objetivo motor do Pibid, ocorreu de forma muito efetiva gerando um aprendizado para os bolsistas e os alunos, tornando a escola pública mais viva e aproximando mais pessoas do pensamento filosófico.


Por Débora Almeida e Dayane Tosta.

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