8 de fev. de 2011

Obrigada Gavião [Mariana Cunha]


obrigada Gavião,já me vou.
obrigada pelo natal sem energia elétrica
para me fazer lembrar que a luz que iluminou jesus não era essa
obrigada pela lua cheia, que tantas vezes quando criança me quedava a admirá-la sem pressa.
obrigada pelo banho de chuva que lava não só o corpo mas a alma
obrigada pelos sorrisos das crianças inocentes que me lembraram a que eu fui um dia
obrigada pela calmaria das tardes e pelo brisa da noite alta
obrigada por mais um dia que se vai
obrigada pelo cemitério que é hoje quem acalenta o sono eterno do meu pai
obrigada pela missa no domingo que eu ouvia da porta de casa
obrigada sobretudo, pelas asas!
obrigada pelo céu, ah! o céu de Gavião...de tão perto, é só ficar na ponta dos pés que se pega uma estrela.
obrigada pelas noites nas janelas jogando conversa fora
obrigada pelos que se foram embora mas que hão de voltar
obrigada pela minha irmã que me dá o prazer de ter alguém com quem brigar
obrigada pela minha mãe que, saudosa de mim, faz de tudo pra me agradar
obrigada pelos seu quitutes,caruru, feijão de corda e teiú.
obrigada pela safra de umbu, manga e juá
obrigada pelos meus amigos que hoje repetem ainda o destino miserável de seus pais
obrigada por me lembrar que ainda somos iguais, em honestidade e esperanças
obrigada pelo pé contundido na noite da mudança
obrigada pelo mastruz, o cuscuz a farofa
obrigada pelas idas a roça e pelos riachos em festa
obrigada pela orquestra de pássaros ao amanhecer
obrigada por minha mãe dar o que comer a quem não tinha
obrigada pela lapinha,pelos enfeites, pelas ladainhas
obrigada pelas danças, pelas crianças, pela comilança, pelas andanças ,pelas esperanças
obrigada por mim, pelo o que tenho sido
obrigada mais ainda Gavião,
por me deixar partir, sem coração partido

Mariana Cunha, 24/01/2011

---------------------------------------------------
Gavião é uma cidade pequena próxima a cidade de Capim Grosso, na região caatingueira. Mariana Cunha é bolsita do Pibid Filosofia e atua no colégio Thales de Azevedo, nascida em Gavião. Leia sobre a cidade no wikipedia e veja a cidade no google maps 


3 comentários:

  1. isso me lembrouuma musica de Carequinha chamada Passa, passa gavião

    Passa, passa gavião
    Todo mundo é bom
    Passa, passa gavião
    Todo mundo é bom

    As lavadeiras fazem assim
    As lavadeiras fazem assim
    Assim, assado
    Carne seca com ensopado

    Passa, passa um avião
    Será ele ou não
    Passa, passa um avião
    Será ele ou não

    O presidente voa assim
    O presidente voa assim
    Assim assado
    Sempre apressado

    ResponderExcluir
  2. e tem uma outra com o mesmo nome, só que cantada por Nara Leão

    Passa, Passa, Gavião
    Nara Leão
    Composição: (Sidney Miller)

    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom
    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom

    Passa o tempo na janela
    Vejo tudo que se passa
    Passa o dia, passa a hora
    Passa a pressa de ir embora
    Passa o pranto de quem chora
    Passa o verso de quem canta
    Passa a dor e a dor é tanta
    Que eu nem sei por onde mora

    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom
    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom

    Minha tristeza faz assim
    Sei que a tristeza vai ter fim
    Minha certeza quer assim
    Meu coração diga que sim
    Com sinceridade
    Me responda agora
    Se a felicidade
    Passará por mim

    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom
    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom

    Peça a Deus, minha senhora
    Que passou por mim agora
    Que esse sol que hora levanta
    Nunca mais se vá embora
    Pra que que eu possa estar contente
    Pra passar por toda gente
    Pra cantar com a minha gente
    Pela vida a fora

    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom
    Passa, passa, gavião
    Todo mundo é bom

    ResponderExcluir
  3. Poxa lembrar de Carequinha agora foi ótimo!!!Me deixou nostálgica da minha infância...valeu pela descrição!

    ResponderExcluir