24 de fev. de 2011

"Elementar meu caro Watson"

Muitos de vocês já devem ter escutado essa famosa frase. O dono dela é o ilustre personagem Sherlock Holmes o detetive criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle.

O que faz um detetive? bem,esse profissional, busca resolver algum problema(um caso) de dificil solução.Seu método é procurar pistas,provas,conversar com testumunhas,analisar os fatos até chegar na “verdade”. Sherlock Holmes tem um método que muitas vezes se torna duvidoso,pois ele parte da mera observação para chegar na conclusão,ex:

-Ao encontrar um chapéu de feltro,Sherlock Holmes(que desconhecia o dono) descreve ao Dr.Watson coisas sobre aquele homem.Tais como:que o dono do chapéu se trata de um intelectual.Como o detetive concluiu isso,já que desconhecia aquele homem?

Holmes explica fazendo o seguinte “experimento”:coloca o chapéu sobre a cabeça com um tapa,o chapéu desliza testa abaixo parando no cavalete do nariz,logo ele afirma: "é uma questão de capacidade cúbica,um homem dotado de tão volumosa cabeça deve ter alguma coisa dentro dela”.

Será que isso é elementar?

È necessário provas que sustetem a conclusão.A lógica vai estudar essas provas(argumentos).Por argumentos podemos entender: capacidade de convencimento,coleção de enunciados.

O PIBID-Filosofia seleciona textos para estudos dirigidos em nossas reuniões
este mês estamos estudando Lógica,o que é de suma importância para o estudo da filosofia.Fiz essa pequena introdução com Sherlock Holmes para começar(aos poucos) falando sobre lógica.
Tudo que for aprendendo em nossos estudos dirigidos vou falando para vocês,iremos aprender juntos.

Obs:o exemplo de Sherlock Holmes,não foi escolhido a toa(ao acaso)no texto que estamos trabalhando O Âmbito da lógica o autor utiliza esse mesmo exemplo.

Quem tiver interesse pode baixar o texto no link abaixo:

www.4shared.com/file/SvsvHWAb/O_mbito_da_lgica.html
Quer saber mais sobre Sherlock Holmes,acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes

abraços,

2 comentários:

  1. muito bom texto,simples e envolvente,to começando a gosta de lógica.

    ResponderExcluir
  2. elementar, cara Suzane. Para a lógica pouco importa a verdade ou falsidade das premissas, mas a validade da argumentação..né não?

    ResponderExcluir