O aprendiz de professor é alguém que necessariamente precisa circular entre a academia e a escola. O Pibid-Filosofia é um projeto que permite ao aprendiz este trânsito através da atuação dos bolsistas nas escolas.
O Pibid-Filosofia oferece a nós, futuros professores, a oportunidade de fazermos reflexões e de nos inserirmos na realidade social educacional, contribuindo para a formação de nossa identidade docente.
O Pibid-Filosofia permite o contato do professor em formação com o professor do ensino médio, e isso contribui significativamente para a formação e para o desenvolvimento do exercício da educação filosófica, com responsabilidade e ética profissional e pessoal.
Para nós, futuros professores e aprendizes de educadores, o Pibid significa a oportunidade que temos, enquanto bolsistas, de atuar na prática docente, por exemplo, o trabalho de monitoria realizado nas escolas permite a participação nas atividades desenvolvidas pelos professores e com isso o estudante aprendiz pode pensar novos métodos, novas estratégias, por meio do uso de recursos pedagogicamente inovadores – tais como o cinema, a música, a literatura, o teatro - para trabalhar com a filosofia na sala de aula.
É imprescindível que nós, futuros professores, participemos da experiência integral do ano letivo da escola onde atuamos. Como estudante bolsista, vivencio esta experiência porque o Pibid-Filosofia me possibilita fazer a ponte entre a escola e a academia. Por isso, vai aqui o meu “muito obrigada” por participar deste programa.
Ilmaci
Nenhum comentário:
Postar um comentário