13 de dez. de 2013

Atividades do 2º semestre de 2013 do Colégio Teixeira de Freitas

Continuando...

8) II Fórum das Profissões: O Fórum das Profissões é uma atividade realizada pelo Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas direcionada aos estudantes do 3º ano no Ensino Médio. Os objetivos do Fórum são informar e esclarecer dúvidas a respeito de algumas profissões, a fim de facilitar a escolha tão difícil com a qual os estudantes se deparam ao fim do 3º ano: e agora, qual profissão seguir?
Essa foi a II edição do Fórum, e aconteceu no mês de agosto, num sábado, nos turnos da manhã e tarde. Participaram da atividade profissionais de diversas áreas, como enfermeiros, advogados, engenheiros, músicos, policiais, entre outros. A atividade contou ainda com uma apresentação de teatro de um grupo de estudantes de Simões Filho, que tiraram dúvidas sobre os processos seletivos e programas de apoio que as Universidades hoje oferecem.
O PIBID participou do II Fórum das Profissões como apoiador, e participaram da atividade os bolsistas: Bruno Silva, Joviane Marta, Luiza Pacheco e Suzane Lopes.


9) I Seminário Interno PIBID Letras e Filosofia: Outro espaço importante para o PIBID Filosofia foi o I Seminário Interno PIBID Letras e Filosofia: Livro, Leitura e Biblioteca (http://www.filosofiapibidufba.blogspot.com.br/2013/07/i-seminario-interno-pibid-letras.html). O Seminário foi realizado em conjunto com o PIBID Letras, a fim de discutir pontos em comum entre os dois PIBIDs, e aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto, na UFBA. O trabalho apresentado pela equipe do Teixeira foi O livro didático e a biblioteca – “espaços” para filosofar, dos autores Bruno Silva, Joviane Marta, Luiza Pacheco, Suzane Lopes e Vera Mutti Malaquias.

10) VI Seminário PIBID UFBA/ ACTA 2013: Outro evento importante para todos os integrantes do PIBID Filosofia foi o VI Seminário PIBID UFBA - Conversa de Professor: A docência na prática / ACTA 2013. O evento aconteceu no Campus de Ondina da UFBA, e foi um evento em que a fala foi dos supervisores de todos os PIBIDs. Estes tiveram a oportunidade de trocar experiências, debater os problemas e desafios e pensar em perspectivas e possibilidades diferentes de ações. O trabalho do PIBID Filosofia foi Percursos didáticos: impactos compartilhados em cinco escolas públicas estaduais da Bahia através de vivências do PIBID/Filosofia, de quatro professores supervisores da Filosofia: Almira do Carmo Ribeiro, João Belmiro Cedraz Lopes, Josevaldo dos Santos e
Ramires Fonseca Silva. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2013


11) II Antologia Filosófica do CEMATF: No mês de novembro aconteceu o projeto II Antologia Filosófica do CEMATF, com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A ideia da Antologia Filosófica teve início com a equipe do PIBID do Teixeira no ano de 2012 (http://www.filosofiapibidufba.blogspot.com.br/2012/10/1-antologia-filosofica-do-cematf-2012.html). O projeto consistiu na elaboração de trabalhos escritos pelos estudantes da escola, a respeito de temas relacionados à Filosofia da Religião. Mais tarde, estes trabalhos foram selecionados e transformados em uma antologia, isto é, um livreto impresso.
Esse ano o projeto passou por mudanças, e o grupo de bolsistas decidiu trabalhar com o tema da III Unidade, Filosofia Política, com a obra O Príncipe, de Maquiavel. Além de ser leitura obrigatória para os vestibulares e ENEM (vide ENEM desse ano), a obra de Maquiavel é excelente para levantar questionamentos e plantar pulgas atrás da orelha.
O trabalho desse ano contou com duas semanas de monitoria, isto é, tardes em que os bolsistas ficavam disponíveis na sala do PIBID da escola para sanar dúvidas dos estudantes. Durante esse período, os trabalhos foram sendo elaborados. Nos dias 06 e 07 de novembro aconteceram as apresentações.
Os trabalhos tinham que conter biografia de Maquiavel, um resumo do livro completo, um resumo mais detalhado de alguns capítulos e, ao final – e mais importante –, o que os grupos entenderam sobre a obra e qual sua relevância para pensar a política atualmente. Trabalhos como este, em nossa opinião, incentivam a leitura e o gosto por obras filosóficas, além de aproximar os estudantes de um autor tão importante para a História da Filosofia.
Participaram do projeto os bolsistas: Bruno Silva, Isabelle Carolina, Joviane Marta, Luiza Pacheco, Roberto e Vera Mutti.

12) Dia da Consciência Negra: O dia 30 de novembro, um sábado, mais parecia um dia normal de aulas no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas. Cerca de 400 estudantes e a equipe de professores estavam na escola. Mas nesse dia não houve aula: estavam todos lá para comemorar o dia 22 de novembro, Dia da Consciência Negra.
As apresentações dos grupos no sábado foram a culminância de um trabalho de pesquisa que envolveu diversas disciplinas e ocupou quase todo o mês de novembro. O projeto aconteceu com as turmas de 2º ano do Ensino Médio, e cada turma ficou responsável por apresentar a história de vida de uma personalidade importante para a questão negra no Brasil ou no mundo.
Cada turma se dividiu em equipes, responsáveis por desde a arrecadação de verbas para a apresentação, até a pesquisa sobre a vida da personalidade escolhida. Os grupos montaram barracas na quadra esportiva e no pátio da escola, enfeitando estes espaços com faixas, banners, fotos, frases e muitas cores.
Nomes como Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Bob Marley, Luislinda, Barack Obama, entre tantos outros, estavam representados. Prof. Wilma Reis falou no dia sobre os desafios da juventude negra e perspectivas de mudanças.
Após as apresentações das barracas, houve o Desfile da Beleza Negra, em que cada turma escolheu uma dupla para desfilar. Ao final, ainda aconteceram apresentações de capoeira e dança afro, tudo banhado com o som de tambores do Olodum. Afinal, na cidade mais negra do Brasil, falar de consciência negra e comemorar o dia de Zumbi dos Palmares é atividade que não pode faltar no calendário de nenhuma escola. O PIBID Filosofia UFBA participou como apoiador do projeto. Estiveram presentes no dia da atividade os bolsistas Bruno Silva, Joviane Marta, Luiza Pacheco e Vera Mutti.



13) IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID: Para concluir bem o ano, a bolsista Joviane Marta de Jesus participou do IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e III Seminário Nacional do PIBID (www.enalic.com.br), entre os dias 03 a 06 de dezembro, na cidade de Uberaba, Minas Gerais. A bolsista apresentou o trabalho Filosofia e Ensino: Transmitir Conteúdos Históricos ou Ensinar a Refletir?



14) Monitoria: A atividade que perpassa todo o ano letivo é a de monitoria, em que nós bolsistas assistimos e participamos da aula do professor supervisor, João Belmiro. A monitoria é um momento muito rico, porque possibilita conhecer melhor os estudantes e adquirir experiência de docência. 

Um comentário:

  1. Participei desse projeto,e foi sensacional,agradeço de coração a galera do "PIBID",por nos tirar duvidas e ajudar no desenvolvimento do projeto!
    E também ao querido João Belmiro,professor espetacular que ministra a aula de uma forma muito legal!
    Parabéns Galera vou sentir falta!

    ResponderExcluir