23 de jul. de 2015

Colégio Estadual Senhor do Bonfim - Intervenção e Atividades

Relatório - Crônicas Filosóficas: O conhecimento encontrando a vida.
Bolsista: Alexsandro Miranda



O plano de atividades – Crônicas Filosóficas: O conhecimento encontrando a vida foi aplicado no mês de maio, cuja temática foi desenvolvida a partir do conteúdo programático do curso de filosofia da Escola Senhor do Bonfim.
O plano teve como tarefa tratar o seguinte tema: os desafios do homem na atualidade enquanto ser humano.
Num primeiro momento após o conhecimento do tema a ser desenvolvido foi feita uma consultoria a supervisora Sofia Elizabete (professora de filosofia), quanto à deliberação acerca de adequação do tema e em qual turma seria iniciada as atividades.
Feita a escolha da turma, ficou acordado (bolsista e supervisão), que o tema seria apresentado aos discentes e eles seriam parte de construção quanto à temática que estávamos propondo: os desafios do homem na atualidade enquanto ser humano.
Finalmente o tema foi apresentando a turma (3° ano), nos primeiro momentos tendo como foco o esclarecimento quanto a três palavras que se acreditava ser chave para o sucesso do exercício- Atualidade, Desafio e ser humano.
Feitos o enforque quanto ao conceito desses três termos, ressaltando nesse momento a turma já se encontrava completamente envolvida e participativa na construção da atividade, os discentes foram convidados a apontar quais são os desafios do homem na atualidade. Antes de informar-lhes quais foram os desafios pontuados por eles, faço a observação que os desafios foram pautados tendo como pano de fundo a realidade brasileira.
Os desafios do homem na atualidade apontados pelos discentes foram:
ü  Escassez de água
ü  Terceirização da prestação de serviços.
ü  Redução da maior idade penal.
ü  Corrupção na política
ü  Proibição ou liberação do uso de drogas.

Como podem ver foram muitos os desafios que os discentes citaram como desafios na atualidade para nós humanidade, e assim, seguiu a aula, todos sem exceção estavam participando e colaborando na construção na tentativa de colhemos o máximo de informações tendo como vaidade alcançar o conhecimento. Evidentemente o tempo não foi suficiente para tratar de todos os temas tão complexos e que requerem maior dedicação e profundidade. Sem dúvida, por conta do próprio entusiasmo dos discentes e consequentemente do bolsista que lhe escreve o trabalho seguirá. 

Postado por Natali Santana

Um comentário:

  1. Parabéns Alexsandro pela proposta didática bastante pertinente no atual momento histórico em que nos encontramos. Penso sempre que o alunado do Ensino Médio deve, no mínimo, sair desta etapa escolar com o acesso ao pensar filosófico garantido, acesso este com várias possibilidades de construção. A variabilidade didática seria uma ferramente central na prática educacional, sobretudo em filosofia, pois nosso desafio é bem maior que as chamadas disciplinas clássicas. Abraços ao grupo bonfinense!

    ResponderExcluir