Deixamos aqui o relato das atividades desenvolvidas pela
equipe do PIBID Filosofia do Teixeira de Freitas nesse ano de 2014.
Conhece-te a ti mesmo
Este projeto já é desenvolvido há alguns anos pelo professor
supervisor, João Belmiro, e o PIBID passou a contribuir com sua execução quando
ingressou no colégio. Seu principal
objetivo é fazer com que os estudantes pesquisem e conheçam mais sobre a história
de sua família. Isso é feito através da confecção de uma autobiografia, em que
os estudantes devem relatar sua história de vida desde o nascimento até o
momento atual, passando também pela história da família. Para a maioria dos
discentes, a atividade é muito interessante porque faz com que conheçam
acontecimentos que envolvem a família e a própria história de vida, que antes
eram desconhecidos. Até mesmo os nomes dos bisavós, que muitos não sabiam,
devem fazer parte do trabalho. A atividade aconteceu entre os meses de março e
maio.
Visitas ao Forte
São Diogo
O Exército tem um projeto de parceria
com escolas públicas de Salvador para fazer visitas guiadas aos Fortes de nossa
cidade. O projeto é uma maneira de aproximar os estudantes da história do local
onde vivem, além de contar um pouco mais sobre a história do próprio Exército.
Este ano, ainda houve palestra sobre a 2ª Guerra Mundial, ao som da orquestra da polícia do Exército. As duas visitas com estudantes do Teixeira foram ao Forte São Diogo,
que fica na Barra, nos dias de 21 e 28 de maio.
Gincana do Teixeira
Trabalhando direto com a fonte
Muito se discute a importância da leitura das fontes
primárias, isto é, do texto dos filósofos pelos estudantes. Dois projetos
desenvolvidos no Teixeira esse ano visaram atender essa necessidade. O
primeiro, realizado entre os meses de agosto e setembro, promoveu a leitura de
trechos do clássico de Maquiavel, O
Príncipe. Após a leitura, coube aos estudantes resumirem os trechos lidos e
produzirem comentários críticos a respeito dos mesmos, apresentando esse
resultado em sala de aula. O segundo projeto envolveu a obra de Ettiene de La
Boétie, Discurso sobre a servidão
voluntária, seguindo a metodologia do primeiro. A leitura desta obra aconteceu
entre os meses de novembro e dezembro.
Diálogos entre literatura e filosofia
Como forma de aproximar mais os estudantes e até mesmo
dinamizar a transmissão dos conteúdos, trabalhamos este ano com a obra de
Machado de Assis, Dom Casmurro.
Novamente, os estudantes tiveram a tarefa de ler trechos da obra, produzir um
comentário e apresentar em sala de aula. Porém, como se trata de uma obra
literária, o viés do trabalho foi o de fazer uma análise filosófica do conteúdo
do livro, levantando questões e problemas relacionados à Filosofia. O projeto
aconteceu entre os meses de julho e agosto.
Um projeto que muito nos alegrou de ter sido realizado foi a
seleção de estudantes do 2º ano do Ensino Médio (três estudantes do Teixeira e
dois do Colégio Estadual Rotary) como bolsistas do programa PIBIC Jr. Este visa
justamente a participação de estudantes do Ensino Médio como bolsistas de
Iniciação Científica, com professores de instituições de Ensino Superior. Três
projetos de professores do departamento de Filosofia da UFBA foram aprovados,
abarcando os cinco bolsistas. A seleção aconteceu entre os meses de junho a
agosto, e os projetos tiveram início em setembro.
Participação de bolsistas em
Workshops
Este ano, a bolsista Joviane Marta participou como ouvinte de dois
Workshops voltados para a área de Educação. O primeiro, nos dias 29 e 30 de
maio, foi o Workshop de Educação e
Linguagens, que aconteceu no IAT, envolvendo discussões sobre analfabetismo funcional, letramento, etc. O
segundo, no dia 12 de agosto, foi o Workshop de Educação
e Ciências Humanas, também ocorrido no IAT, envolvendo questões sobre o ensino das
Ciências Humanas nas escolas.
III Fórum das Profissões do Teixeira
Aconteceu este ano a 3ª edição do Fórum das Profissões do
Teixeira de Freitas, com a culminância no dia 30 de agosto. Este projeto é
desenvolvido pela escola, e o PIBID ajudou em sua realização. O objetivo do
Fórum é auxiliar a escolha dos estudantes por qual carreira acadêmica e
profissional seguir. São convidados profissionais de diversas áreas, e cada um
palestra sobre sua profissão, as dificuldades, os pontos positivos, o mercado
de trabalho. Os estudantes escolhem a quais palestras assistirão, de acordo com
seus interesses. Esse ano, a equipe do PIBID ainda conseguiu realizar algo a
mais no projeto. Abrimos a atividade compondo uma mesa para esclarecer dúvidas
sobre políticas públicas de acesso e permanência na Universidade e as diversas
formas de ingresso. O Fórum é um momento bem produtivo, com participação de um
número grande de estudantes e tem conseguido cumprir seu objetivo, esclarecendo
dúvidas dos discentes sobre qual área seguir.
II Seminário PIBID Filosofia UFBA:
“Filosofia e Ensino: desafios da formação e prática docente”
Como forma de divulgação das atividades desenvolvidas por
todas as escolas envolvidas com o PIBID Filosofia, realizamos no dia 01 de
outubro o II Seminário PIBID Filosofia UFBA, com o tema “Filosofia e Ensino:
desafios da formação e prática docente”. O Seminário também visou refletirmos a
respeito do papel do PIBID em nossa formação docente. Contamos com a palestra
do prof. Dr. Dante Galeffi, da Faculdade de Educação.
VII Seminário PIBID UFBA:“Ressignificar
a formação docente”
Nos dias 13 a 15 de outubro aconteceu o VII Seminário PIBID
UFBA, durante a semana da ACTA. O Seminário foi um momento muito rico de troca
de informações e experiências entre os subprojetos do PIBID UFBA. O tema deste
ano foi “Ressignificar a formação docente”. A equipe do Teixeira de Freitas
apresentou o artigo “O projeto Conhece-te
a ti mesmo e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Filosofia”.
Projeto dos Aulões do ENEM
Projeto interdisciplinar, os aulões aconteceram como forma de
auxiliar na revisão para a prova do ENEM para os estudantes do 2º e 3º ano do
Ensino Médio. O projeto aconteceu em dois sábados, dias 11 e 18 de outubro, nos
turnos da manhã e tarde, e envolveu todas as disciplinas, com participação de
bolsistas de outros PIBIDs, estagiários e professores da escola. O bolsista Alan Brandão, de Filosofia, também participou da atividade. O projeto
também envolveu estudantes dos três turnos do colégio.
Nosso terceiro Seminário interno, com o tema “A Formação
docente”, aconteceu no dia 05 de novembro. Teve como principal objetivo a
apresentação das atividades realizadas em 2014 pelas escolas que compõem o
subprojeto de Filosofia. Contamos com a participação da profª. Drª. Vanessa
Sievers, da Faculdade de Educação, e a profª. Drª. Nancy Mangabeira Unger, do
Departamento de Filosofia.
Todos os anos, professores do colégio realizam atividades
sobre a temática da Consciência Negra. Esse ano, o projeto começou por volta de
junho, na 2ª unidade, com atividades de pesquisa dentro de sala de aula em
todas as disciplinas. A culminância aconteceu no dia 22 de novembro, um sábado
letivo, contando com apresentações de dança, teatro, barracas, todas envolvendo
a temática afrobrasileira. O PIBID apoiou e ajudou na execução do projeto,
especificamente na área de Filosofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário