19 de dez. de 2014

O ano de 2014 para o PIBID Filosofia no Teixeira de Freitas


Deixamos aqui o relato das atividades desenvolvidas pela equipe do PIBID Filosofia do Teixeira de Freitas nesse ano de 2014.

 Conhece-te a ti mesmo
Este projeto já é desenvolvido há alguns anos pelo professor supervisor, João Belmiro, e o PIBID passou a contribuir com sua execução quando ingressou no colégio.  Seu principal objetivo é fazer com que os estudantes pesquisem e conheçam mais sobre a história de sua família. Isso é feito através da confecção de uma autobiografia, em que os estudantes devem relatar sua história de vida desde o nascimento até o momento atual, passando também pela história da família. Para a maioria dos discentes, a atividade é muito interessante porque faz com que conheçam acontecimentos que envolvem a família e a própria história de vida, que antes eram desconhecidos. Até mesmo os nomes dos bisavós, que muitos não sabiam, devem fazer parte do trabalho. A atividade aconteceu entre os meses de março e maio.


 Visitas ao Forte São Diogo
O Exército tem um projeto de parceria com escolas públicas de Salvador para fazer visitas guiadas aos Fortes de nossa cidade. O projeto é uma maneira de aproximar os estudantes da história do local onde vivem, além de contar um pouco mais sobre a história do próprio Exército. Este ano, ainda houve palestra sobre a 2ª Guerra Mundial, ao som da orquestra da polícia do Exército. As duas visitas com estudantes do Teixeira foram ao Forte São Diogo, que fica na Barra, nos dias de 21 e 28 de maio.

 
Gincana do Teixeira

Como forma de comemoração ao aniversário da escola, foi realizada uma Gincana, com apresentações de todas as turmas do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes tiveram de escolher um professor ou funcionário do colégio a ser homenageado, além de terem que pesquisar sobre a história do Teixeira. A atividade aconteceu nos dias 23 e 24 de maio. O PIBID Filosofia assistiu às apresentações.


 Trabalhando direto com a fonte
Muito se discute a importância da leitura das fontes primárias, isto é, do texto dos filósofos pelos estudantes. Dois projetos desenvolvidos no Teixeira esse ano visaram atender essa necessidade. O primeiro, realizado entre os meses de agosto e setembro, promoveu a leitura de trechos do clássico de Maquiavel, O Príncipe. Após a leitura, coube aos estudantes resumirem os trechos lidos e produzirem comentários críticos a respeito dos mesmos, apresentando esse resultado em sala de aula. O segundo projeto envolveu a obra de Ettiene de La Boétie, Discurso sobre a servidão voluntária, seguindo a metodologia do primeiro. A leitura desta obra aconteceu entre os meses de novembro e dezembro.

Diálogos entre literatura e filosofia
Como forma de aproximar mais os estudantes e até mesmo dinamizar a transmissão dos conteúdos, trabalhamos este ano com a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Novamente, os estudantes tiveram a tarefa de ler trechos da obra, produzir um comentário e apresentar em sala de aula. Porém, como se trata de uma obra literária, o viés do trabalho foi o de fazer uma análise filosófica do conteúdo do livro, levantando questões e problemas relacionados à Filosofia. O projeto aconteceu entre os meses de julho e agosto.


 Novos bolsistas PIBIC Jr. da UFBA
Um projeto que muito nos alegrou de ter sido realizado foi a seleção de estudantes do 2º ano do Ensino Médio (três estudantes do Teixeira e dois do Colégio Estadual Rotary) como bolsistas do programa PIBIC Jr. Este visa justamente a participação de estudantes do Ensino Médio como bolsistas de Iniciação Científica, com professores de instituições de Ensino Superior. Três projetos de professores do departamento de Filosofia da UFBA foram aprovados, abarcando os cinco bolsistas. A seleção aconteceu entre os meses de junho a agosto, e os projetos tiveram início em setembro.


 Participação de bolsistas em Workshops

Este ano, a bolsista Joviane Marta participou como ouvinte de dois Workshops voltados para a área de Educação. O primeiro, nos dias 29 e 30 de maio, foi o Workshop de Educação e Linguagens, que aconteceu no IAT, envolvendo discussões sobre analfabetismo funcional, letramento, etc. O segundo, no dia 12 de agosto, foi o Workshop de Educação e Ciências Humanas, também ocorrido no IAT, envolvendo questões sobre o ensino das Ciências Humanas nas escolas.



 III Fórum das Profissões do Teixeira
Aconteceu este ano a 3ª edição do Fórum das Profissões do Teixeira de Freitas, com a culminância no dia 30 de agosto. Este projeto é desenvolvido pela escola, e o PIBID ajudou em sua realização. O objetivo do Fórum é auxiliar a escolha dos estudantes por qual carreira acadêmica e profissional seguir. São convidados profissionais de diversas áreas, e cada um palestra sobre sua profissão, as dificuldades, os pontos positivos, o mercado de trabalho. Os estudantes escolhem a quais palestras assistirão, de acordo com seus interesses. Esse ano, a equipe do PIBID ainda conseguiu realizar algo a mais no projeto. Abrimos a atividade compondo uma mesa para esclarecer dúvidas sobre políticas públicas de acesso e permanência na Universidade e as diversas formas de ingresso. O Fórum é um momento bem produtivo, com participação de um número grande de estudantes e tem conseguido cumprir seu objetivo, esclarecendo dúvidas dos discentes sobre qual área seguir.





 II Seminário PIBID Filosofia UFBA: “Filosofia e Ensino: desafios da formação e prática docente”
Como forma de divulgação das atividades desenvolvidas por todas as escolas envolvidas com o PIBID Filosofia, realizamos no dia 01 de outubro o II Seminário PIBID Filosofia UFBA, com o tema “Filosofia e Ensino: desafios da formação e prática docente”. O Seminário também visou refletirmos a respeito do papel do PIBID em nossa formação docente. Contamos com a palestra do prof. Dr. Dante Galeffi, da Faculdade de Educação.




VII Seminário PIBID UFBA:“Ressignificar a formação docente”
Nos dias 13 a 15 de outubro aconteceu o VII Seminário PIBID UFBA, durante a semana da ACTA. O Seminário foi um momento muito rico de troca de informações e experiências entre os subprojetos do PIBID UFBA. O tema deste ano foi “Ressignificar a formação docente”. A equipe do Teixeira de Freitas apresentou o artigo “O projeto Conhece-te a ti mesmo e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Filosofia”.

Projeto dos Aulões do ENEM

Projeto interdisciplinar, os aulões aconteceram como forma de auxiliar na revisão para a prova do ENEM para os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O projeto aconteceu em dois sábados, dias 11 e 18 de outubro, nos turnos da manhã e tarde, e envolveu todas as disciplinas, com participação de bolsistas de outros PIBIDs, estagiários e professores da escola. O bolsista Alan Brandão, de Filosofia, também participou da atividade. O projeto também envolveu estudantes dos três turnos do colégio.



III Seminário PIBID Filosofia UFBA: “A Formação docente”.
Nosso terceiro Seminário interno, com o tema “A Formação docente”, aconteceu no dia 05 de novembro. Teve como principal objetivo a apresentação das atividades realizadas em 2014 pelas escolas que compõem o subprojeto de Filosofia. Contamos com a participação da profª. Drª. Vanessa Sievers, da Faculdade de Educação, e a profª. Drª. Nancy Mangabeira Unger, do Departamento de Filosofia.



Consciência Negra



Todos os anos, professores do colégio realizam atividades sobre a temática da Consciência Negra. Esse ano, o projeto começou por volta de junho, na 2ª unidade, com atividades de pesquisa dentro de sala de aula em todas as disciplinas. A culminância aconteceu no dia 22 de novembro, um sábado letivo, contando com apresentações de dança, teatro, barracas, todas envolvendo a temática afrobrasileira. O PIBID apoiou e ajudou na execução do projeto, especificamente na área de Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário